A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vânia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301
Resumo: O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills.
id RCAP_8cf717569f45b7a935a6d46544de0033
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anosEducação pré-escolarExpressão dramáticaComunicaçãoInteraçãoJogos dramáticosO presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills.2013-11-11T12:32:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1301TID:201470640porMarques, Vâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.863182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
title A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
spellingShingle A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
Marques, Vânia
Educação pré-escolar
Expressão dramática
Comunicação
Interação
Jogos dramáticos
title_short A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
title_full A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
title_fullStr A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
title_full_unstemmed A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
title_sort A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
author Marques, Vânia
author_facet Marques, Vânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Expressão dramática
Comunicação
Interação
Jogos dramáticos
topic Educação pré-escolar
Expressão dramática
Comunicação
Interação
Jogos dramáticos
description O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-11T12:32:13Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301
TID:201470640
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301
identifier_str_mv TID:201470640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621894389760