A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills. |
id |
RCAP_8cf717569f45b7a935a6d46544de0033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1301 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anosEducação pré-escolarExpressão dramáticaComunicaçãoInteraçãoJogos dramáticosO presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills.2013-11-11T12:32:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1301TID:201470640porMarques, Vâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:56:26Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:56:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
title |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
spellingShingle |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos Marques, Vânia Educação pré-escolar Expressão dramática Comunicação Interação Jogos dramáticos |
title_short |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
title_full |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
title_fullStr |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
title_full_unstemmed |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
title_sort |
A importância da expressão dramática com um grupo de crianças de três anos |
author |
Marques, Vânia |
author_facet |
Marques, Vânia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Expressão dramática Comunicação Interação Jogos dramáticos |
topic |
Educação pré-escolar Expressão dramática Comunicação Interação Jogos dramáticos |
description |
O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática na promoção do desenvolvimento pessoal e social de um grupo de crianças de três anos. Através de atividades de jogos dramáticos tais como jogos de imitação, dramatização de histórias, representação com fantoches e histórias inventadas pelas crianças através da associação de imagens e objetos, foi possível desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, dramatizar e inventar histórias, e sabendo que o jogo dramático proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais complexas de jogo dramático, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. ABSTRACT The purpose of the following paper is to demonstrate the importance of the dramatic expression in the development of social and personal skills in agroup of three year old children. The development of the children’s imagination and creativity was made possible by the execution of dramatic game activities such as imitation, story role playing, acting with puppets and made up stories invented by the group of children through the association of images and objects. Taking into account the children’s interest in hearing, role playing and invention of stories, and knowing that the dramatic game aids in the development of skills of both social and personal nature, the role of the educator, in providing the children with more complex activities within the dramatic game, becomes fundamental in order to develop their playing skills in a manner that promotes interaction amongst the group and thus contributing for the development of their expression and communication skills. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-11T12:32:13Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301 TID:201470640 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1301 |
identifier_str_mv |
TID:201470640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543295573688320 |