Relatório de atividade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/27941 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores |
id |
RCAP_2992e2a3387b81bb8012e30d35f14427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de atividade profissional53:372.853372.853:53681.5Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de ProfessoresEste trabalho foi elaborado no âmbito da realização do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores na área de especialização de Física e Química, de acordo com a aplicação do despacho RT-38/2011 regulamentado pela Circular VRT/RVC-01/2012. Apresenta um enquadramento científico sobre o tema “Trabalho e Calor”, focando-se os aspetos referenciados nos programas da disciplina para os ensinos básico e secundário, podendo servir para ajuda aos docentes na preparação das suas aulas. A experiência relacionada com a utilização da Robótica no ensino das Ciências é apresentada na segunda parte do relatório, onde se analisam projetos desenvolvidos nesta área que envolveram alunos dos ensinos básico, secundário e profissional de várias escolas europeias. É, ainda, analisado o percurso profissional com ênfase nas principais funções, formações e especialização realizadas.This work was conducted within the scope of a Masters Degree in Science – Teachers’ Lifelong Training, in the specialised field of Physics and Chemistry, according to the order RT-38/2011 regulated by the circular VRT/RVC-01/2012. It presents a scientific framework on the topic “Work and Heat”, focusing on the aspects included in the curricula for Basic and Secondary Education, and may be an extremely helpful guide to lesson planning. The experience related to the use of robots in science teaching is presented in the second part of this paper, where the projects developed in this area, among students of various basic, secondary and professional European schools, are analysed. It is also considered the professional route, with emphasis on major functions, professional trainings and specializations accomplished.Tovar, J.Universidade do MinhoSantos, João Paulo Oliveira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27941por201347229info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:57.823110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de atividade profissional |
title |
Relatório de atividade profissional |
spellingShingle |
Relatório de atividade profissional Santos, João Paulo Oliveira 53:372.853 372.853:53 681.5 |
title_short |
Relatório de atividade profissional |
title_full |
Relatório de atividade profissional |
title_fullStr |
Relatório de atividade profissional |
title_full_unstemmed |
Relatório de atividade profissional |
title_sort |
Relatório de atividade profissional |
author |
Santos, João Paulo Oliveira |
author_facet |
Santos, João Paulo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tovar, J. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, João Paulo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
53:372.853 372.853:53 681.5 |
topic |
53:372.853 372.853:53 681.5 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/27941 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/27941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201347229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132447847219200 |