As visitas de estudo e o ensino e a aprendizagem das ciências físico-químicas: um estudo sobre concepções e práticas de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Manuela Gonçalves Teixeira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8326
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química
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spelling As visitas de estudo e o ensino e a aprendizagem das ciências físico-químicas: um estudo sobre concepções e práticas de professores e alunosField trips and the teaching and learning of physical sciences: a study on teachers’ and students’ conceptions and practices53:372.853372.853:53371.3Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e QuímicaAs Visitas de Estudo são consideradas, tanto pela investigação, como pelo como Currículo Nacional do Ensino Básico, como recursos dotados de inúmeras potencialidades educativas. Por outro lado, diversos estudos sugerem que os jovens, de um modo geral, gostam de Visitas de Estudo e aprendem através delas. Esta investigação pretende: através de questionários, averiguar as concepções e caracterizar as representações de práticas que professores (n=56) do 3º Ciclo do Ensino Básico, a leccionar a disciplina de Ciências Físico-Químicas, e alunos (n=214) do 9º ano de escolaridade, pertencentes ao Quadro de Zona Pedagógica do distrito de Viana do Castelo, possuíam sobre as Visitas de Estudo; através de entrevistas, analisar as opiniões de cinco professores e de cinco alunos de Ciências Físico-Químicas, antes e após a realização de uma Visita de Estudo ao Museu do Homem e à Casa das Ciências, na Corunha. Os resultados mostraram que: para os professores e os alunos inquiridos, as Visitas de Estudo são actividades que se realizam fora do contexto escolar e que permitem aos seus intervenientes desenvolverem-se a nível conceptual, procedimental e de relacionamento inter-pessoal e afectivo; praticamente todos os alunos inquiridos afirmaram costumar participar em Visitas de Estudo; todos os professores inquiridos afirmaram ter organizado Visitas de Estudo e alguns deles também afirmaram costumar acompanhar os alunos em outras Visitas de Estudo; os professores consideraram os aspectos burocráticos como os principais entraves à organização de Visitas de Estudo; segundo os intervenientes, a Visita de Estudo ao Museu do Homem e à Casa das Ciências conferiu uma maior visibilidade aos aspectos teóricos da disciplina de Ciências Físico-Químicas; a preparação da visita permitiu a familiarização com o contexto e evitou situações de ansiedade e de não aprendizagem por parte dos alunos; os professores acompanhantes consideraram, contudo, que a preparação das Visitas de Estudo deve ser melhorada e envolver tanto alunos como professores. Assim, embora as Visitas de Estudo realizadas em Ciências Físico-Químicas, pareçam ter alcançado já um nível razoável, sugere-se um maior investimento na sua preparação, de modo a torná-las mais produtivas.Research in science education as well as the Portuguese school curriculum acknowledges Field trips as powerful educational resources. In addition, several research studies suggest that most youngsters enjoy field trips and develop learning when they take part in them. This research study aims at: characterizing low secondary school Physical Sciences teachers’ conceptions and representations of practices concerning Field Trips; analysing teachers’ and students’ opinions on a Field Trip to the House of Humankind and to the House of Sciences, at A Coruña, Spain. In the former case, data were collected by means of a questionnaire from 56 teachers working at the district of Viana do Castelo; in the later case interviews were conducted with five students and five teachers. Results indicate that students as well as teachers conceptualize Field Trips as activities that take place outside the school and that enable participants to develop themselves from conceptual, procedural, interpersonal and affective points of views; the majority of the participants stated that they were used to take part in Field trips; most of the teachers stated that they were used to organize Field trips and a few of them also stated that they were used to accompany students in Field Trips organized by other teachers; teachers considered bureaucracy as the main factor that impairs the organization of Field Trips; according to the participants, the visit to the House of Humankind and to the House of Sciences, increased the meaning of Physical Sciences contents; the previous preparation of the visit led to a familiarization with the context which was relevant to both reducing anxiety and facilitating learning; however, teachers stated that Field Trips preparation needs to be improved and should engage students as well as accompanying teachers. Hence, although Physical Sciences Field Trips seem to have attained a reasonable organizational level, more investment should nevertheless be made in their preparation in order to maximize their educational power.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoOliveira, Maria Manuela Gonçalves Teixeira2008-05-022008-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:44.378620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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