A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lílian Albuquerque Resende de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69429
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_2998ddff45ad4e7ee68f5561df8cf5ca
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o AirbnbThe influence of motivation and restriction factors on consumers' intention to use AirbnbAirbnbEconomia compartilhadaMotivaçõesRestriçõesTurismoShared economyMotivationsRestrictionsTourismCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaA economia compartilhada tem afetado diversas áreas como o Turismo por meio de organizações como o Airbnb. Cada vez mais consumidores são atraídos para usar a plataforma do Airbnb para reservar uma casa de compartilhamento individual local e ter acesso a uma experiência única e autêntica. Ao mesmo tempo, Portugal tem registrado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registrados, impulsionado, entre outros, por este movimento sócio econômico. Entender porque as pessoas escolhem o Airbnb tem recebido muita atenção dos estudiosos de turismo e marketing. Como esse fenômeno é bastante recente, atualmente existem poucas pesquisas quantitativas que se centram nas razões que explicam a forma como os consumidores se envolvem no uso desses serviços. Este estudo tenta preencher essa lacuna estudando o processo de adoção do Airbnb. Consequentemente o objetivo deste estudo foi investigar as motivações e restrições de residentes e turistas em território nacional, que já tenham utilizado o Airbnb pelo menos uma vez. Como principais motivações foram determinadas o preço, autenticidade, comodidades domésticas, interação social, sustentabilidade, novidade, prazer e confiança. Entre as restrições estão o risco percebido, a insegurança e desconfiança. Dito isto, expõe-se a questão de partida desta pesquisa: Quais são os fatores de motivação e restrição que influenciam a intenção de usar o Airbnb? Foi utilizado um modelo conceitual a partir da Teoria do Comportamento Planejado que integra a literatura e os resultados de um estudo quantitativo, com a utilização de um questionário online e uma amostra de 87 indivíduos. Os resultados apontam que os construtos preço, autenticidade, interação social, sustentabilidade, prazer , confiança normas subjetivas e controle de comportamento percebido têm impacto sob a intenção de uso dos indivíduos. Já as comodidades domésticas não tem relação de significância com a intenção comportamental. O risco percebido e a insegurança influenciam negativamente as intenções dos usuários, sendo que a desconfiança não foi significativa. Ao ressaltar tais fatores, o estudo contribui para a identificação das motivações e restrições dos consumidores e da expansão do Airbnb. Além disso, amplia o uso do modelo TPB para o contexto da economia compartilhada.The shared economy has affected several areas such as tourism through organizations such as Airbnb. More and more consumers are attracted to use the Airbnb platform to book a local individual sharing house and have access to a unique and authentic experience. At the same time, Portugal has recorded an indisputable increase in registered Local Accommodation, driven, among others, by this socio-economic movement. Understanding why people choose Airbnb has received a lot of attention from tourism and marketing scholars. As this phenomenon is quite recent, there is currently little quantitative research that focuses on the reasons that explain how consumers engage in the use of these services. This study tries to fill that gap by studying the process of adopting Airbnb. Consequently, the objective of this study was to investigate the motivations and restrictions of residents or tourists in the national territory, who have already used Airbnb at least once. The main motivations were price, authenticity, domestic amenities, social interaction, sustainability, novelty, pleasure and trust. Among the restrictions are perceived risk, insecurity and distrust. That said, the starting question of this research is exposed: What are the motivating and restricting factors that influence the intention to use Airbnb? A conceptual model was used based on the Theory of Planned Behavior that integrates the literature and the results of a quantitative study, using an online questionnaire and a sample of 87 individuals. The results show that the constructs price, authenticity, social interaction, sustainability, pleasure and trust, subjective norms and control of perceived behavior have an impact on the intention of using individuals. Household amenities have no significant relationship with behavioral intention. The perceived risk and insecurity negatively influence users' intentions, and the distrust was not significant. By highlighting these factors, the study contributes to the identification of consumers' motivations and restrictions and the expansion of Airbnb. In addition, it expands the use of the TPB model in the context of the shared economy.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoOliveira, Lílian Albuquerque Resende de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69429por202536645info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:00.054926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
The influence of motivation and restriction factors on consumers' intention to use Airbnb
title A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
spellingShingle A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
Oliveira, Lílian Albuquerque Resende de
Airbnb
Economia compartilhada
Motivações
Restrições
Turismo
Shared economy
Motivations
Restrictions
Tourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
title_full A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
title_fullStr A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
title_full_unstemmed A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
title_sort A influência dos fatores de motivação e restrição na intenção dos consumidores de usar o Airbnb
author Oliveira, Lílian Albuquerque Resende de
author_facet Oliveira, Lílian Albuquerque Resende de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lílian Albuquerque Resende de
dc.subject.por.fl_str_mv Airbnb
Economia compartilhada
Motivações
Restrições
Turismo
Shared economy
Motivations
Restrictions
Tourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Airbnb
Economia compartilhada
Motivações
Restrições
Turismo
Shared economy
Motivations
Restrictions
Tourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69429
url http://hdl.handle.net/1822/69429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202536645
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132334229815296