Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3256
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ciências da educação - especialização em educação especial
id RCAP_29995d5f72e6e5f722cb7731d645b3e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surdaLéxicoLeituraSurdezLinguagemBilinguismoLexicalReadingDeafnessLanguageBilinguismDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ciências da educação - especialização em educação especialEsta dissertação baseou-se em pressupostos de que as crianças surdas profundas possuem baixos níveis de literacia e de que existe uma relação positiva entre o desenvolvimento lexical e a compreensão da leitura nos alunos ouvintes. Partindo desta premissa, pretendemos perceber se nas crianças surdas, cuja primeira língua é a língua gestual (LG), também existe essa correlação. Escolheu-se uma população alvo de alunos surdos, aplicou-se um teste de avaliação de competências de leitura (TACL), elaborado a partir de um texto usado na prova de aferição de língua portuguesa do 4.º ano de escolaridade de 2001. Este teste integrou três provas: prova de imagens para avaliar o conhecimento lexical em língua gestual (prova A); prova de palavras escritas, correspondentes às imagens, para avaliar o conhecimento lexical em português escrito (prova B) e uma prova para avaliar a compreensão de leitura do texto mencionado (prova C). A amostra integrou um grupo de 15 alunos surdos pré-linguísticos, de grau severo ou profundo, com conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Escrito (PE). Todos frequentavam o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º ano) numa escola de referência da área da grande Lisboa. Embora pareça ser importante um bom domínio da língua gestual para gerar melhores competências metalinguísticas que poderão influenciar positivamente o conhecimento da língua escrita, questionou-se sobre a relação entre o conhecimento de LGP, o conhecimento lexical do Português e a proficiência na compreensão da leitura. A análise dos resultados, permitiu confirmar que: • os alunos apresentaram um baixo nível de leitura em relação ao ano de escolaridade que frequentavam; • o domínio precoce da língua gestual e do português escrito são factores determinantes na competência de leitura; • o grau de surdez parece influenciar as competências de leitura;A análise dos resultados, embora não linear, permitiu-nos também confirmar algumas das premissas, ou seja: • que um bom domínio lexical em LGP é importante, porque induz um melhor desenvolvimento linguístico e cognitivo não provocando por si só uma maior competência no PE; • que existe uma correlação positiva entre o conhecimento lexical em PE e a compreensão da leitura.ABSTRACT: This document assumes as basic assumptions the common idea that deep deaf children have low literacy levels and that there is a positive relationship between lexical development and reading understanding in listeners students. From this starting point, we intend to understand if this type of relation is valid for deaf children that have Sign Language (SL) as first (main) language. For this purpose the authors chose a deaf student population and a reading skill evaluation test. This test was based on a text and questions extracted from a Portuguese Language 4th grade text. This test has three different parts: an image test that evaluates the lexical knowledge in sign language; a written word test that evaluates the lexical knowledge in written Portuguese; and a test to evaluate the text comprehension. The sample had 15 pre-linguistic deaf students, with severe or deep deaf degree, and knowledge in Portuguese Sign Language and written Portuguese. All of them were studying 5th and 6th level at a Lisbon reference school. Although mastering sign language seems important to have better meta-linguistic skills, which will in turn have a positive influence in written language knowledge, the relationship between Portuguese Sign Language, Portuguese lexical knowledge and reading understanding capacity was questioned. Results analysis allowed us to confirm:  The students had a low reading level, when compared with the average of their degree;  Early mastering of sign language and written portuguesa are kay factors in reading skill;  The deaf level seems to influence the reading skill;  Like for listening children, there is a positive relationship between lexical knowledge in written Portuguese and reading understanding;Although not conclusive, the results analysis allowed us to confirm some of our assumptions:  Mastering Portuguese Sign Language is important, because it contributes to a better linguistic and cognitive development, although it does not guarantee a better performance in written Portuguese;  There is a positive correlation between lexical knowledge in written Portuguese and the understanding of written documents.Sim-Sim, InêsRCIPLMartins, Maria do Carmo Nunes2014-02-26T11:10:05Z2009-122009-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3256porMartins, MCN. Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2009.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:53.457993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
title Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
spellingShingle Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
Martins, Maria do Carmo Nunes
Léxico
Leitura
Surdez
Linguagem
Bilinguismo
Lexical
Reading
Deafness
Language
Bilinguism
title_short Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
title_full Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
title_fullStr Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
title_full_unstemmed Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
title_sort Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda
author Martins, Maria do Carmo Nunes
author_facet Martins, Maria do Carmo Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sim-Sim, Inês
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico
Leitura
Surdez
Linguagem
Bilinguismo
Lexical
Reading
Deafness
Language
Bilinguism
topic Léxico
Leitura
Surdez
Linguagem
Bilinguismo
Lexical
Reading
Deafness
Language
Bilinguism
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em ciências da educação - especialização em educação especial
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2009-12-01T00:00:00Z
2014-02-26T11:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3256
url http://hdl.handle.net/10400.21/3256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, MCN. Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surda[Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133384578957312