As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4971
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_5eb213aad0e6dfee2e2397ebc2ecf3df
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro criançasSurdezEscritaLeituraBilinguismoDeafnessWritingReadingBilingualismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo de caso procurou analisar as dificuldades sentidas pelas crianças surdas, filhas de pais surdos, e pelas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, em relação à escrita e à leitura. Para tal analisámos quatro crianças surdas profundas do 3º e do 4º ano de escolaridade, duas filhas de pais surdos e duas filhas de pais ouvintes. De forma a perceber a narrativa oral (Língua Gestual Portuguesa) e escrita, as crianças contaram uma história a partir de uma sequência de imagens. Para perceber a leitura foram passadas três provas (reconhecimento de palavras, selecção ortográfica e compreensão de frases). Após a análise dos dados podemos concluir que, relativamente às narrativas escritas, estas crianças, apresentaram textos pouco estruturados, compostos essencialmente por frases simples e limitaram-se a descrever as imagens que compunham a história. Relativamente à leitura, percebemos que estas crianças sentem algumas dificuldades nas três vertentes analisadas neste estudo. Embora este trabalho não nos permita generalizar os resultados não encontrámos grandes diferenças em relação às dificuldades apresentadas pelos sujeitos. Apesar de podermos afirmar com alguma certeza que, tanto na escrita como na leitura, o sujeito filho de pais surdos, com aquisição da língua gestual à nascença, foi o que conseguiu a melhor prestação.This case study focus on analysing the difficulties felt by the deaf children with deaf parents, and deaf children with hearing parents relating to writing and reading. We took four deaf children from the 3rd. and 4th grade, two of them with deaf parents and the other two with hearing parents. Aiming to understand oral discurss (Portuguese Sign Language) and writing the children told a litle story after looking a sequence of images. In order to understand the reading they had to pass 3 tests (knowledge of words, orthografic selection and sentences understanding). After data analisis we can conclude that relating to the writing, those children presented poor texts with simple phrases only describing the images showned. Concerning the reading data we conclude that those children have some difficulties on the 3 tests given. Although this study dont allow us to especulate we didn’t find big diferences related to the difficulties shown by the children. In spite of being able to claim with some certainty, that either in writing or in reading, the child with deaf parents who had adquired sign language after birth achieved the best performance.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAAlmeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de2016-10-15T11:56:15Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:42Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:48.120711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
title As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
spellingShingle As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
Surdez
Escrita
Leitura
Bilinguismo
Deafness
Writing
Reading
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
title_full As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
title_fullStr As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
title_full_unstemmed As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
title_sort As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças
author Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
author_facet Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Escrita
Leitura
Bilinguismo
Deafness
Writing
Reading
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Surdez
Escrita
Leitura
Bilinguismo
Deafness
Writing
Reading
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2016-10-15T11:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4971
url http://hdl.handle.net/10400.12/4971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130088331018240