Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24518
Resumo: O presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN.
id RCAP_29a1b783e837e21dbd979195b6753f10
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEEMindfulnessAtenção plenaFormação contínuaProfessores de alunos com NEE.MindfulnessContinuous formationTeachers of students with SENO presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN.Universidade de Évora2019-02-08T18:25:36Z2019-02-082018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24518http://hdl.handle.net/10174/24518TID:202167550porDepartamento de Psicologiasousa.alsousa@hotmail.com681Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:13.517284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
title Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
spellingShingle Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e
Mindfulness
Atenção plena
Formação contínua
Professores de alunos com NEE.
Mindfulness
Continuous formation
Teachers of students with SEN
title_short Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
title_full Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
title_fullStr Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
title_full_unstemmed Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
title_sort Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
author Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e
author_facet Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Atenção plena
Formação contínua
Professores de alunos com NEE.
Mindfulness
Continuous formation
Teachers of students with SEN
topic Mindfulness
Atenção plena
Formação contínua
Professores de alunos com NEE.
Mindfulness
Continuous formation
Teachers of students with SEN
description O presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13T00:00:00Z
2019-02-08T18:25:36Z
2019-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24518
http://hdl.handle.net/10174/24518
TID:202167550
url http://hdl.handle.net/10174/24518
identifier_str_mv TID:202167550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
sousa.alsousa@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634129612800