Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24518 |
Resumo: | O presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN. |
id |
RCAP_29a1b783e837e21dbd979195b6753f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24518 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEEMindfulnessAtenção plenaFormação contínuaProfessores de alunos com NEE.MindfulnessContinuous formationTeachers of students with SENO presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN.Universidade de Évora2019-02-08T18:25:36Z2019-02-082018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24518http://hdl.handle.net/10174/24518TID:202167550porDepartamento de Psicologiasousa.alsousa@hotmail.com681Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:13.517284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
title |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
spellingShingle |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e Mindfulness Atenção plena Formação contínua Professores de alunos com NEE. Mindfulness Continuous formation Teachers of students with SEN |
title_short |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
title_full |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
title_fullStr |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
title_full_unstemmed |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
title_sort |
Atenção plena: adaptação de um curso breve para professores de alunos com NEE |
author |
Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e |
author_facet |
Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Luísa Silveiro de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Atenção plena Formação contínua Professores de alunos com NEE. Mindfulness Continuous formation Teachers of students with SEN |
topic |
Mindfulness Atenção plena Formação contínua Professores de alunos com NEE. Mindfulness Continuous formation Teachers of students with SEN |
description |
O presente estudo visa adaptar e desenvolver uma proposta de um curso breve de atenção plena com professores de alunos com NEE, com base nos programas Mindfulness Fundamentals e MBEB de Margaret Cullen, assim como analisar a qualidade do mesmo em função de critérios quantitativos e qualitativos. A adaptação recorreu à consulta de especialistas na área da educação. Foram avaliadas as percepções dos efeitos do curso a nível pessoal e profissional, antes e após a participação no curso/oficina. O grupo de intervenção realizou o curso adaptado e o grupo de controlo realizou uma oficina de relaxamento. Cada grupo teve 3 participantes. Todos os participantes após a conclusão do curso/oficina participaram em 2 estudos de follow up. Os resultados sugerem o valor do curso adaptado na percepção de bem-estar pessoal e profissional dos docentes. Revela-se promissor a introdução de conteúdos sobre atenção plena na formação contínua de professores de alunos com NEE; Mindfulness: adaptation of a brief course for teachers of students with SEN Abstract: The present study aims to adapt and develop a proposal for a short course of attention with teachers of students with SEN, based on the programs Mindfulness Fundamentals and MBEB by Margaret Cullen, as well as to analyze the quality of the same according to quantitative and qualitative criteria. The adaptation resorted to consulting specialists in the arid education. The perceptions of the effects of the course on personal and professional level, before and after participation in the course / workshop, were evaluated. The intervention group performed the adapted course and the control group held a relaxation workshop. Each group had 3 participants. All participants after completing the course / workshop participated in 2 follow up studies. The results suggest the value of the adapted course in the perception of personal and professional well-being of the teachers. It is promising the introduction of contents on mindfulness in the continuous training of teachers of students with SEN. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13T00:00:00Z 2019-02-08T18:25:36Z 2019-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24518 http://hdl.handle.net/10174/24518 TID:202167550 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24518 |
identifier_str_mv |
TID:202167550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia sousa.alsousa@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136634129612800 |