A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5310 |
Resumo: | A constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca. |
id |
RCAP_29a558ed954ff04eab3b33c28b49f0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5310 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa CatarinaInovaçãoTendênciaModaMercadoDesignA constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCampos, A.Q.Balem, F.Gomez, L.2016-06-28T15:12:53Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5310porCAMPOS, A.Q. ; BALEM, F. ; GOMEZ, L.S.R. (2013) - A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11.1646-9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:47:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:05.514819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
title |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
spellingShingle |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina Campos, A.Q. Inovação Tendência Moda Mercado Design |
title_short |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
title_full |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
title_fullStr |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
title_sort |
A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina |
author |
Campos, A.Q. |
author_facet |
Campos, A.Q. Balem, F. Gomez, L. |
author_role |
author |
author2 |
Balem, F. Gomez, L. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, A.Q. Balem, F. Gomez, L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Tendência Moda Mercado Design |
topic |
Inovação Tendência Moda Mercado Design |
description |
A constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-06-28T15:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5310 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAMPOS, A.Q. ; BALEM, F. ; GOMEZ, L.S.R. (2013) - A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11. 1646-9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130820898717696 |