A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, A.Q.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Balem, F., Gomez, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5310
Resumo: A constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.
id RCAP_29a558ed954ff04eab3b33c28b49f0ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa CatarinaInovaçãoTendênciaModaMercadoDesignA constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCampos, A.Q.Balem, F.Gomez, L.2016-06-28T15:12:53Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5310porCAMPOS, A.Q. ; BALEM, F. ; GOMEZ, L.S.R. (2013) - A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11.1646-9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:47:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:05.514819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
title A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
spellingShingle A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
Campos, A.Q.
Inovação
Tendência
Moda
Mercado
Design
title_short A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
title_full A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
title_fullStr A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
title_full_unstemmed A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
title_sort A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina
author Campos, A.Q.
author_facet Campos, A.Q.
Balem, F.
Gomez, L.
author_role author
author2 Balem, F.
Gomez, L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, A.Q.
Balem, F.
Gomez, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Tendência
Moda
Mercado
Design
topic Inovação
Tendência
Moda
Mercado
Design
description A constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-06-28T15:12:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5310
url http://hdl.handle.net/10400.11/5310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAMPOS, A.Q. ; BALEM, F. ; GOMEZ, L.S.R. (2013) - A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa Catarina. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11.
1646-9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820898717696