Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22977
Resumo: Com o passar dos anos, deparamo-nos cada vez mais com um aumento significativo nas práticas de divulgação de matérias ambientais. As empresas assumem um papel diário e interveniente nas boas práticas sociais e ambientais. Esta intervenção e preocupação deve-se em grande parte à manutenção da sua imagem e reputação. Sendo a Volkswagen AG uma empresa de grande dimensão e com uma grande reputação a manter, é interessante ver o seu comportamento face a situações que possam afetar a sua imagem e legitimidade. Assim, este estudo de caso assume como principal objetivo perceber e avaliar a reação da empresa face a um evento com impacto negativo a nível ambiental, que por consequência poderá afetar a sua reputação. Para o efeito procedeu-se à análise dos relatórios e contas, dos relatórios de sustentabilidade e alguns comunicados desde 2014 a 2016, utilizando o método de análise de conteúdo dado que o estudo se centra numa análise qualitativa de informações. Os resultados do estudo mostram que a empresa tem uma grande preocupação com a perceção externa da sociedade, e face ao incidente das emissões poluentes procurou minimizar os impactos assumindo a responsabilidade e aplicando medidas corretivas e de compensação
id RCAP_29b595275d02180df181ce65a84b06ee
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da VolkswagenResponsabilidade social das empresasGestão de empresasInformação financeiraTeoria da legitimidadeDemonstrações financeirasCom o passar dos anos, deparamo-nos cada vez mais com um aumento significativo nas práticas de divulgação de matérias ambientais. As empresas assumem um papel diário e interveniente nas boas práticas sociais e ambientais. Esta intervenção e preocupação deve-se em grande parte à manutenção da sua imagem e reputação. Sendo a Volkswagen AG uma empresa de grande dimensão e com uma grande reputação a manter, é interessante ver o seu comportamento face a situações que possam afetar a sua imagem e legitimidade. Assim, este estudo de caso assume como principal objetivo perceber e avaliar a reação da empresa face a um evento com impacto negativo a nível ambiental, que por consequência poderá afetar a sua reputação. Para o efeito procedeu-se à análise dos relatórios e contas, dos relatórios de sustentabilidade e alguns comunicados desde 2014 a 2016, utilizando o método de análise de conteúdo dado que o estudo se centra numa análise qualitativa de informações. Os resultados do estudo mostram que a empresa tem uma grande preocupação com a perceção externa da sociedade, e face ao incidente das emissões poluentes procurou minimizar os impactos assumindo a responsabilidade e aplicando medidas corretivas e de compensaçãoOver the years, we have been facing a significant increase in the disclosure of environmental matters. Companies play a daily and intervening role in the best social and environmental practices. This intervention and concern is mainly due to the maintenance of its image and reputation. Being Volkswagen AG a large company and with a great reputation to maintain, it is interesting to see its behaviour when facing situations that may affect its image and legitimacy. Therefore, this case study assumes as the main objective, to perceive and evaluate the company's reaction to an event with negative environmental impact, which may affect its reputation. To achieve this, we proceed to the analysis of the financial reports, the sustainability reports and some communications from 2014 to 2016, using the method of content analysis given that this study focuses on a qualitative analysis of information. The results of the study show that the company has a great concern with the external perception of the society and, in the face of the emissions crisis, sought to minimize its impacts by assuming the responsibility and applying corrective and compensatory measuresUniversidade de Aveiro2020-01-05T00:00:00Z2017-01-05T00:00:00Z2017-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22977TID:201944774porSantos, Inês Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:53Zoai:ria.ua.pt:10773/22977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:56.530957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
title Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
spellingShingle Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
Santos, Inês Rodrigues da Silva
Responsabilidade social das empresas
Gestão de empresas
Informação financeira
Teoria da legitimidade
Demonstrações financeiras
title_short Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
title_full Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
title_fullStr Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
title_full_unstemmed Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
title_sort Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen
author Santos, Inês Rodrigues da Silva
author_facet Santos, Inês Rodrigues da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das empresas
Gestão de empresas
Informação financeira
Teoria da legitimidade
Demonstrações financeiras
topic Responsabilidade social das empresas
Gestão de empresas
Informação financeira
Teoria da legitimidade
Demonstrações financeiras
description Com o passar dos anos, deparamo-nos cada vez mais com um aumento significativo nas práticas de divulgação de matérias ambientais. As empresas assumem um papel diário e interveniente nas boas práticas sociais e ambientais. Esta intervenção e preocupação deve-se em grande parte à manutenção da sua imagem e reputação. Sendo a Volkswagen AG uma empresa de grande dimensão e com uma grande reputação a manter, é interessante ver o seu comportamento face a situações que possam afetar a sua imagem e legitimidade. Assim, este estudo de caso assume como principal objetivo perceber e avaliar a reação da empresa face a um evento com impacto negativo a nível ambiental, que por consequência poderá afetar a sua reputação. Para o efeito procedeu-se à análise dos relatórios e contas, dos relatórios de sustentabilidade e alguns comunicados desde 2014 a 2016, utilizando o método de análise de conteúdo dado que o estudo se centra numa análise qualitativa de informações. Os resultados do estudo mostram que a empresa tem uma grande preocupação com a perceção externa da sociedade, e face ao incidente das emissões poluentes procurou minimizar os impactos assumindo a responsabilidade e aplicando medidas corretivas e de compensação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05T00:00:00Z
2017-01-05
2020-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22977
TID:201944774
url http://hdl.handle.net/10773/22977
identifier_str_mv TID:201944774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623225139200