Divulgação da informação financeira via internet das autarquias locais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10589 |
Resumo: | No contexto do New Public Management, a Administração Pública deve estar atenta às necessidades do cidadão cada vez mais exigente e dotar os organismos públicos de sistemas de gestão eficazes e eficientes, de modo a racionalizar os recursos financeiros com o objetivo de melhorar os serviços públicos. Têm ocorrido recentemente avanços no campo das tecnologias de informação que influenciam a forma como é feita a divulgação da informação financeira. Esses avanços incluem o uso da internet como meio de divulgação da informação financeira, permitindo que esta seja acedida de forma mais rápida e por um maior número de utilizadores. Este trabalho assentou nos pressupostos de várias teorias, designadamente, teoria da agência, teoria da escolha pública e teoria da sinalização, e tem como objetivos principais a avaliação do nível de divulgação da informação financeira nos sítios web das autarquias locais, em Portugal e a identificação de eventuais fatores que possam influenciar o nível de divulgação. Face aos resultados obtidos no estudo, é moroso e difícil aos diversos utilizadores, encontrar no sítio web a informação financeira o que limita a capacidade destes avaliarem, onde e de que forma, foram aplicados os recursos públicos e de alguma maneira responsabilizar os autarcas pela aplicação dos mesmos. Entre os fatores testados, o tamanho parece influenciar, positivamente, a divulgação da informação nos sítios web, enquanto que a competição política e a receita municipal por habitante tendem a influenciar, negativamente, tal divulgação. |
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Divulgação da informação financeira via internet das autarquias locaisAdministração públicaAutarquiasInformação financeira: InternetGestão públicaDemonstrações financeirasNo contexto do New Public Management, a Administração Pública deve estar atenta às necessidades do cidadão cada vez mais exigente e dotar os organismos públicos de sistemas de gestão eficazes e eficientes, de modo a racionalizar os recursos financeiros com o objetivo de melhorar os serviços públicos. Têm ocorrido recentemente avanços no campo das tecnologias de informação que influenciam a forma como é feita a divulgação da informação financeira. Esses avanços incluem o uso da internet como meio de divulgação da informação financeira, permitindo que esta seja acedida de forma mais rápida e por um maior número de utilizadores. Este trabalho assentou nos pressupostos de várias teorias, designadamente, teoria da agência, teoria da escolha pública e teoria da sinalização, e tem como objetivos principais a avaliação do nível de divulgação da informação financeira nos sítios web das autarquias locais, em Portugal e a identificação de eventuais fatores que possam influenciar o nível de divulgação. Face aos resultados obtidos no estudo, é moroso e difícil aos diversos utilizadores, encontrar no sítio web a informação financeira o que limita a capacidade destes avaliarem, onde e de que forma, foram aplicados os recursos públicos e de alguma maneira responsabilizar os autarcas pela aplicação dos mesmos. Entre os fatores testados, o tamanho parece influenciar, positivamente, a divulgação da informação nos sítios web, enquanto que a competição política e a receita municipal por habitante tendem a influenciar, negativamente, tal divulgação.In the context of New Public Management, Public Administration must be attentive to the needs of citizens increasingly demanding and equip public management systems effective and efficient in order to rationalize the financial resources in order to improve public services. There have been recent advances in the field of information technologies that influence how it made the disclosure of financial information. These advances include the use of the internet as a means of disclosure of financial information, allowing it to be accessed more quickly and in a larger number of users. This work was based on the assumptions of many theories, namely, agency theory, public choice theory and signaling theory, and has as main objectives to assess the level of disclosure of financial information on the websites of local authorities in Portugal and the identification of possible factors that may influence the level of disclosure. Given the results obtained in the study, is lengthy and difficult find in the website the financial information. This limits the ability of user to assessing where and how the mayors applied public resources. Among the tested factors, the size seem positively influence the information disclosure on websites. Political competition and per capita municipal revenue tends to negatively influence this disclosure.Universidade de Aveiro2013-06-18T16:33:50Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10589porMendes, Helena Carla Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:33Zoai:ria.ua.pt:10773/10589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.509329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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