Divulgação da informação financeira via internet das autarquias locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Helena Carla Antunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10589
Resumo: No contexto do New Public Management, a Administração Pública deve estar atenta às necessidades do cidadão cada vez mais exigente e dotar os organismos públicos de sistemas de gestão eficazes e eficientes, de modo a racionalizar os recursos financeiros com o objetivo de melhorar os serviços públicos. Têm ocorrido recentemente avanços no campo das tecnologias de informação que influenciam a forma como é feita a divulgação da informação financeira. Esses avanços incluem o uso da internet como meio de divulgação da informação financeira, permitindo que esta seja acedida de forma mais rápida e por um maior número de utilizadores. Este trabalho assentou nos pressupostos de várias teorias, designadamente, teoria da agência, teoria da escolha pública e teoria da sinalização, e tem como objetivos principais a avaliação do nível de divulgação da informação financeira nos sítios web das autarquias locais, em Portugal e a identificação de eventuais fatores que possam influenciar o nível de divulgação. Face aos resultados obtidos no estudo, é moroso e difícil aos diversos utilizadores, encontrar no sítio web a informação financeira o que limita a capacidade destes avaliarem, onde e de que forma, foram aplicados os recursos públicos e de alguma maneira responsabilizar os autarcas pela aplicação dos mesmos. Entre os fatores testados, o tamanho parece influenciar, positivamente, a divulgação da informação nos sítios web, enquanto que a competição política e a receita municipal por habitante tendem a influenciar, negativamente, tal divulgação.
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