Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22775
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção acerca das alterações climáticas, dos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança. Os resultados mostraram que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto incontável e em permanente evolução. Pode verificar-se, segundo a opinião dos inquiridos, que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos.
id RCAP_29c7678bcbd5a76fb242f786b4fb8f15
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticasPerception of Higher Education Students in the face of Climate ChangeAlterações climáticasPerceçõesSociedadeAmbienteNaturezaCulturaO presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção acerca das alterações climáticas, dos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança. Os resultados mostraram que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto incontável e em permanente evolução. Pode verificar-se, segundo a opinião dos inquiridos, que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos.The current study aimed to evaluate the perception of climate change in students from Environmental Education and Social Education. This study was based on the application of one hundred and twenty-nine surveys by questionnaire to a non-probabilistic sample of the College of Education of Bragança. The results showed that climate change plays an important role in everyday life, regardless of the gender, age group or academic year. It is an accomplished fact and it is continuously evolving. According to the survey respondents, climate change can trigger consequences in terms of quality of life of the population, as well as their health, security and intervention capacity in extreme weather events.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRamos, Ricardo2020-10-02T14:26:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22775porRamos, Ricardo (2020). Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climáticas. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-381645-477410.34620/eduser.v12i1.137info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:54.904872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
Perception of Higher Education Students in the face of Climate Change
title Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
spellingShingle Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
Ramos, Ricardo
Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
title_short Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
title_full Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
title_fullStr Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
title_full_unstemmed Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
title_sort Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climaticas
author Ramos, Ricardo
author_facet Ramos, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
topic Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
description O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção acerca das alterações climáticas, dos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança. Os resultados mostraram que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto incontável e em permanente evolução. Pode verificar-se, segundo a opinião dos inquiridos, que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02T14:26:01Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22775
url http://hdl.handle.net/10198/22775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Ricardo (2020). Percepção dos alunos do ensino superior face ás alterações climáticas. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-38
1645-4774
10.34620/eduser.v12i1.137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135417543426048