Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13904
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção das alterações climáticas presentes nos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se sobretudo na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança, onde se pode observar que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto consumado e em permanente evolução. Pode verificar-se segundo a opinião dos inquiridos que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos. Na maioria dos inquiridos assume que a ação humana é o principal vetor responsável pela evolução das alterações climáticas, admitindo estar dispostos a reduzir estes impactos através das suas ações. Caso estas ações começarem a ser instituídas, através da mudança de comportamento, poderá haver uma transformação e consciencialização futura a nível cultural por parte dos jovens universitários para o século XXI.
id RCAP_2caa0f2c35248f22f51fca403d1d7d51
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações ClimáticasAlterações climáticasPerceçõesSociedadeAmbienteNaturezaCulturaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção das alterações climáticas presentes nos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se sobretudo na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança, onde se pode observar que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto consumado e em permanente evolução. Pode verificar-se segundo a opinião dos inquiridos que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos. Na maioria dos inquiridos assume que a ação humana é o principal vetor responsável pela evolução das alterações climáticas, admitindo estar dispostos a reduzir estes impactos através das suas ações. Caso estas ações começarem a ser instituídas, através da mudança de comportamento, poderá haver uma transformação e consciencialização futura a nível cultural por parte dos jovens universitários para o século XXI.The current study aimed to evaluate the perception of climate change in students from Environmental Education and Social Education. This study was based on the application of one hundred and twenty-nine surveys by questionnaire to a nonprobabilistic sample of the College of Education of Bragança. It can be observed that climate change play an important role in everyday life, regardless of the gender, age group or academic year. It is an accomplished fact and it is continuously evolving. According to the survey respondents, climate change can trigger consequences in terms of quality of life of the population, as well as their health, security and intervention capacity in extreme weather events. The majority of survey respondents assume that human action is the main responsible vector for the evolution of climate change, admitting that they will be willing to reduce these impacts through their actions. If this is taken into account, through a behaviour change, it may be a change and a future awareness at the level of culture on the part of university students for the twenty-first century.Bergano, SofiaBiblioteca Digital do IPBRamos, Ricardo2017-01-20T17:16:37Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13904TID:201550881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:52.918820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
title Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
spellingShingle Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
Ramos, Ricardo
Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
title_full Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
title_fullStr Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
title_full_unstemmed Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
title_sort Percepção de alunos do Ensino Superior face às Alterações Climáticas
author Ramos, Ricardo
author_facet Ramos, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergano, Sofia
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alterações climáticas
Perceções
Sociedade
Ambiente
Natureza
Cultura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção das alterações climáticas presentes nos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se sobretudo na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança, onde se pode observar que as alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um, independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um facto consumado e em permanente evolução. Pode verificar-se segundo a opinião dos inquiridos que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de intervenção em fenómenos climáticos extremos. Na maioria dos inquiridos assume que a ação humana é o principal vetor responsável pela evolução das alterações climáticas, admitindo estar dispostos a reduzir estes impactos através das suas ações. Caso estas ações começarem a ser instituídas, através da mudança de comportamento, poderá haver uma transformação e consciencialização futura a nível cultural por parte dos jovens universitários para o século XXI.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-20T17:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13904
TID:201550881
url http://hdl.handle.net/10198/13904
identifier_str_mv TID:201550881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135285259272192