Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Balão, Sandra G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3328
Resumo: Partindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo.
id RCAP_29cfbe9a70952c4ddf6a24ac427c1e43
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º anoTreino cognitivoDificuldades de aprendizagemPartindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Balão, Sandra G.19961996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3328por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 9:2 (1996) 29-41.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:26.228008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
title Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
spellingShingle Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
Almeida, Leandro S.
Treino cognitivo
Dificuldades de aprendizagem
title_short Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
title_full Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
title_fullStr Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
title_full_unstemmed Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
title_sort Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Balão, Sandra G.
author_role author
author2 Balão, Sandra G.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Balão, Sandra G.
dc.subject.por.fl_str_mv Treino cognitivo
Dificuldades de aprendizagem
topic Treino cognitivo
Dificuldades de aprendizagem
description Partindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/3328
url http://hdl.handle.net/1822/3328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 9:2 (1996) 29-41.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132573268443136