Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPINILLO, Alina Galvão
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10811
Resumo: SPINILLO, Alina Galvão. Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n.1, 1986, p. 89-113.
id UFC-7_1dc6e47b77afcc928f7bc2c38e905f46
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10811
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitivaAbordagem psicométricaAbordagem cognitivaDificuldade de aprendizagemTeoria de PiagetPsicologia cognitivaSPINILLO, Alina Galvão. Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n.1, 1986, p. 89-113.O objetivo deste trabalho consiste na apresentação de duas abordagens para o diagnóstico de problemas de aprendizagem, procurando contribuir para uma reflexão sobre os modelos e métodos utilizados pelos profissionais que, dentro de suas especializações, atuam junto à criança que apresenta tais dificuldades. As duas abordagens tratadas - psicométrica e cognitiva - não esgotam o assunto, mas introduzem uma comparação e discussão sobre o tipo de informações obtido através de seus métodos. Sobre este tema tomou-se por base fundamental os trabalhos de Carraher e Brito (1979) e Carraher (1983) que apresentam o contraste entre o método clínico e o psicométrico quanto ao diagnóstico e estudo da inteligência...http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-02-27T12:46:16Z2015-02-27T12:46:16Z1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10811SPINILLO, Alina Galvãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:29:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:02.619802Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
title Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
SPINILLO, Alina Galvão
Abordagem psicométrica
Abordagem cognitiva
Dificuldade de aprendizagem
Teoria de Piaget
Psicologia cognitiva
title_short Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
title_full Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
title_sort Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva
author SPINILLO, Alina Galvão
author_facet SPINILLO, Alina Galvão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SPINILLO, Alina Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem psicométrica
Abordagem cognitiva
Dificuldade de aprendizagem
Teoria de Piaget
Psicologia cognitiva
topic Abordagem psicométrica
Abordagem cognitiva
Dificuldade de aprendizagem
Teoria de Piaget
Psicologia cognitiva
description SPINILLO, Alina Galvão. Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n.1, 1986, p. 89-113.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
2015-02-27T12:46:16Z
2015-02-27T12:46:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10811
identifier_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028766844190720