Realidade Aumentada no Teatro Romano de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/158768 |
Resumo: | O relatório de projeto que apresento à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas é a discriminação do trabalho executado nos últimos meses no âmbito do Mestrado em Novos Media e Práticas Web. Este projeto foi executado com a colaboração do Museu de Lisboa - Teatro Romano de Lisboa e teve como objetivos potenciar e aumentar o interesse por este espaço arqueológico. Tal como apresentar o seu espólio através de novas formas digitais com recurso a um dispositivo móvel, visualizando os objetos virtuais no espaço físico real. Pretende “estimular” as instituições a apostar em novas formas tecnológicas para darem a conhecer o seu espólio, mas também oferecer aos visitantes uma aprendizagem interativa e imersiva do espólio oferecido pelos museus. A realização deste projeto permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos durante a componente letiva do mestrado, numa área da qual não tinha qualquer conhecimento, a Realidade Aumentada (RA). Contribuiu também para o conhecimento e aprendizagem de novas ferramentas, o que valoriza o meu percurso profissional dentro das áreas tecnológicas. As dificuldades com que me deparei e a contínua procura de soluções para as mesmas foram uma mais-valia nesta aprendizagem. A proposta desenvolvida de concepção da RA assumiu três pressupostos principais: ser concretizada com softwares gratuitos; sem ter necessidade de instalação de aplicações móveis para se puder usufruir da experiência de RA; e ter em consideração o peso dos ficheiros a carregar pela rede móvel do visitante. A experiência na execução do projeto revelou, contudo, que a utilização de aplicações ou softwares pagos poderá ser mais produtiva e por isso reduzir o tempo de execução dos projetos. Para se perceber se uma experiência imersiva de RA contribui para a divulgação dos conteúdos do EM (espaço museológico) e se essa disponibilização de conteúdos também influencia na visita ao EM, desde que bem divulgados, procura-se responder a três questões. De que forma a Realidade Aumentada poderá ajudar a potenciar às visitas o conhecimento do espólio do Teatro Romano de Lisboa? Como enquadrar as potencialidades da Realidade Aumentada na divulgação e enquadramento dos artefactos? A Realidade Aumentada no Teatro Romano de Lisboa deve ser transversal a todos os públicos ou tem que ser adequada a grupos específicos? Nesse sentido, elaboraram-se dois questionários, no sentido de se tentar perceber a receptividade das pessoas na adesão à temática da RA e como esta pode contribuir para uma melhor divulgação do espólio do museu. Um dos questionários divulgado via Facebook e Whatsapp tinha por objetivo perceber se a RA pode potenciar a visita ao museu. O número de respostas foi limitado para se tirar ilações taxativas, mas percebeu-se que a maioria dos inquiridos assumiu que este tipo de experiências aumenta o seu interesse na RA e que podiam potenciar o conhecimento nos espaços museológicos. Foram também efetuadas entrevistas a alguns visitantes sobre como estas experiências contribuíram para um melhor conhecimento do espólio do museu. As respostas permitiram perceber que as experiências deverão ser bem divulgadas, contextualizadas e devem complementar a informação disponível. Sobre as experiências, o feedback mais relevante foi a indicação que a imersividade se torna mais relevante com o uso do áudio (informação complementar), e que são uma mais-valia para o conhecimento do espólio do museu. |
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A realização deste projeto permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos durante a componente letiva do mestrado, numa área da qual não tinha qualquer conhecimento, a Realidade Aumentada (RA). Contribuiu também para o conhecimento e aprendizagem de novas ferramentas, o que valoriza o meu percurso profissional dentro das áreas tecnológicas. As dificuldades com que me deparei e a contínua procura de soluções para as mesmas foram uma mais-valia nesta aprendizagem. A proposta desenvolvida de concepção da RA assumiu três pressupostos principais: ser concretizada com softwares gratuitos; sem ter necessidade de instalação de aplicações móveis para se puder usufruir da experiência de RA; e ter em consideração o peso dos ficheiros a carregar pela rede móvel do visitante. A experiência na execução do projeto revelou, contudo, que a utilização de aplicações ou softwares pagos poderá ser mais produtiva e por isso reduzir o tempo de execução dos projetos. Para se perceber se uma experiência imersiva de RA contribui para a divulgação dos conteúdos do EM (espaço museológico) e se essa disponibilização de conteúdos também influencia na visita ao EM, desde que bem divulgados, procura-se responder a três questões. De que forma a Realidade Aumentada poderá ajudar a potenciar às visitas o conhecimento do espólio do Teatro Romano de Lisboa? Como enquadrar as potencialidades da Realidade Aumentada na divulgação e enquadramento dos artefactos? A Realidade Aumentada no Teatro Romano de Lisboa deve ser transversal a todos os públicos ou tem que ser adequada a grupos específicos? Nesse sentido, elaboraram-se dois questionários, no sentido de se tentar perceber a receptividade das pessoas na adesão à temática da RA e como esta pode contribuir para uma melhor divulgação do espólio do museu. Um dos questionários divulgado via Facebook e Whatsapp tinha por objetivo perceber se a RA pode potenciar a visita ao museu. O número de respostas foi limitado para se tirar ilações taxativas, mas percebeu-se que a maioria dos inquiridos assumiu que este tipo de experiências aumenta o seu interesse na RA e que podiam potenciar o conhecimento nos espaços museológicos. Foram também efetuadas entrevistas a alguns visitantes sobre como estas experiências contribuíram para um melhor conhecimento do espólio do museu. As respostas permitiram perceber que as experiências deverão ser bem divulgadas, contextualizadas e devem complementar a informação disponível. Sobre as experiências, o feedback mais relevante foi a indicação que a imersividade se torna mais relevante com o uso do áudio (informação complementar), e que são uma mais-valia para o conhecimento do espólio do museu.The project report that is presented to the Faculty of Social and Human Sciences is a breakdown of the work carried out in recent months within the scope of the Masters in New Media and Web Practices. This project was developed with the collaboration of the Museu de Lisboa - Teatro Romano de Lisboa. Its objectives are to potentiate and increase the interest for this archaeological space and to present its collections through new digital mediums, using a mobile device to visualize virtual objects in real physical space. Such as presenting it’s assets through new digital mediums using a mobile device and visualizing virtual objects in real physical space. It intends to “encourage” institutions to invest in new digital mediums to make their collection known, but also to offer visitors an interactive and immersive experience of the collections offered by museums. The development of this project has allowed applying the knowledge acquired in the first year of the master’s degree, in a field in which I had no previous knowledge, Augmented Reality (AR). It has also allowed acquiring knowledge and hands-on experience when working with these new tools, which adds value to my professional path within technological areas. The difficulties I faced and the continuous search for solutions were an added value to the learning process. The proposal for the Design of AR has three main assumptions: implementation with free software; no need to install mobile applications in order to enjoy the AR experience; and take into account the size of the files to be uploaded by the visitor’s mobile network. The experience in the project development revealed, however, that the use of paid applications or software could have been more productive and therefore reduce the project’s execution time as opposed to using only free tools. In order to understand if an immersive AR experience contributes to dissemination of the contents of the MS (museum space) and if this availability of contents also influences the visit to the MS, provided they are well disseminated, it was seeked to answer three questions: In what ways can Augmented Reality help enhance visits and increase knowledge of the Roman Theatre of Lisbon collection? How to frame the potentialities of Augmented Reality in the promotion and framing of the artifacts? Should the Augmented Reality in the Roman Theatre of Lisbon be transversal to all audiences or does it have to be tailored to specific groups? Two questionnaires were prepared, in order to try to understand people's receptiveness in adhering to AR and how this can contribute to a better dissemination of the museum's collection. One of the questionnaires was shared via Facebook and Whatsapp, and was aimed to understand whether AR can enhance the visit to the museum. The number of responses was limited to draw definitive conclusions, but it was noticed that most respondents assumed that this type of experience increases their interest in AR and that they could enhance knowledge in museum spaces. Interviews were also conducted with some visitors about how these experiences contributed to a better understanding of the museum's collection. The answers allowed an understanding that the experiences should be well publicized, contextualized and should complement the available information. About the experiences, the most relevant feedback was the indication that immersiveness becomes more relevant with the use of audio (complementary information), and that they are an added value for the knowledge of the museum's collection.Vicente, Paulo Nuno GouveiaRUNSilva, João Manuel Rodrigues da2023-10-09T10:21:58Z2023-04-192023-03-182023-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158768TID:203285840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:16Zoai:run.unl.pt:10362/158768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:17.326688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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