Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmel, Rúbia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de, Carvalho, Graça Simões de, Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55621
Resumo: Neste estudo, buscamos analisar e identificar as concepções de saúde expressas e subjacentes nas ementas dos componentes curriculares, nos cursos de Ciências Biológicas, de três universidades: UMINHO (Universidade do Minho), em Braga, Portugal; UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), Câmpus Ijuí, e UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Câmpus Cerro Largo. As duas últimas localizadas no sul do Brasil. Realizamos uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, buscando as disciplinas que continham na ementa ou nas referências o termo saúde. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007) foi utilizada nos componentes curriculares em que foi identificada a temática saúde, que por sua vez, foram analisados através de categorias definidas a priori, que elucidavam concepções de saúde: a Biomédica e a Biopsicossocial. Isto permitiu identificar um agrupamento dos discursos, conforme a proximidade das concepções, predominantemente, na perspectiva Biomédica.
id RCAP_29eb70e0ce92766856aead4ed6745aec
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicasEducação para a saúdeEducação em saúdeFormação inicialCurrículoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo, buscamos analisar e identificar as concepções de saúde expressas e subjacentes nas ementas dos componentes curriculares, nos cursos de Ciências Biológicas, de três universidades: UMINHO (Universidade do Minho), em Braga, Portugal; UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), Câmpus Ijuí, e UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Câmpus Cerro Largo. As duas últimas localizadas no sul do Brasil. Realizamos uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, buscando as disciplinas que continham na ementa ou nas referências o termo saúde. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007) foi utilizada nos componentes curriculares em que foi identificada a temática saúde, que por sua vez, foram analisados através de categorias definidas a priori, que elucidavam concepções de saúde: a Biomédica e a Biopsicossocial. Isto permitiu identificar um agrupamento dos discursos, conforme a proximidade das concepções, predominantemente, na perspectiva Biomédica.In this study, we analyze and identify health concepts expressed and underlying in the menus of curriculum components in the Life Sciences courses in three universities: UMINHO (UM) in Braga, Portugal; UNIJUÍ (Regional University of Rio Grande do Sul Northwest) in Ijuí and UFFS (Federal University Southern Border), Cerro Largo Câmpus. The latter two located in southern Brazil. We conducted a documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course, seeking the disciplines contained in the menu or in the references the term health. A Textual Analysis Discourse (MORAES, 2003; MORAES; Galiazzi, 2007) was used in the curriculum components that we identified the theme health, which in turn, were analyzed using categories defined a priori, which elucidated health conceptions: Biomedical and Biopsychosocial. This identified a cluster of discourses, as the proximity of concepts predominantly in the biomedical perspective.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoEmmel, RúbiaAraújo, Maria Cristina Pansera deCarvalho, Graça Simões deBoff, Eva Teresinha de Oliveira2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55621porEmmel, R., Araújo, M.C.P., Carvalho, G.S., Boff, E.T.O. (2018) Concepções de Saúde e Educação para a Saúde nos currículos da Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 8 (1), 90-97.2237-445010.31512/encitec.v8i1.1677http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1677info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:12.471145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
title Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
spellingShingle Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
Emmel, Rúbia
Educação para a saúde
Educação em saúde
Formação inicial
Currículo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
title_full Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
title_fullStr Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
title_full_unstemmed Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
title_sort Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
author Emmel, Rúbia
author_facet Emmel, Rúbia
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Carvalho, Graça Simões de
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
Carvalho, Graça Simões de
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmel, Rúbia
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Carvalho, Graça Simões de
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a saúde
Educação em saúde
Formação inicial
Currículo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação para a saúde
Educação em saúde
Formação inicial
Currículo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste estudo, buscamos analisar e identificar as concepções de saúde expressas e subjacentes nas ementas dos componentes curriculares, nos cursos de Ciências Biológicas, de três universidades: UMINHO (Universidade do Minho), em Braga, Portugal; UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), Câmpus Ijuí, e UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Câmpus Cerro Largo. As duas últimas localizadas no sul do Brasil. Realizamos uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, buscando as disciplinas que continham na ementa ou nas referências o termo saúde. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007) foi utilizada nos componentes curriculares em que foi identificada a temática saúde, que por sua vez, foram analisados através de categorias definidas a priori, que elucidavam concepções de saúde: a Biomédica e a Biopsicossocial. Isto permitiu identificar um agrupamento dos discursos, conforme a proximidade das concepções, predominantemente, na perspectiva Biomédica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2018-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55621
url http://hdl.handle.net/1822/55621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Emmel, R., Araújo, M.C.P., Carvalho, G.S., Boff, E.T.O. (2018) Concepções de Saúde e Educação para a Saúde nos currículos da Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 8 (1), 90-97.
2237-4450
10.31512/encitec.v8i1.1677
http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132256089931776