Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024 |
Resumo: | RESUMO Introdução: A Teledermatologia (store and forward) tem sido usada para melhorar a triagem de pedidos no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, e para dar resposta, numa minoria de casos, a situações simples. O pedido de consulta de Dermatologia via Consulta Tempo e Horas passou a ser obrigatoriamente acompanhado de foto(s) clínica(s), de acordo com o Despacho 6280/2018 de 28 de junho de 2018. Pretendemos avaliar a satisfação de doentes e médicos de família relativamente à consulta de teledermatologia em tempo diferido. Material e Métodos: Foi realizado um inquérito aos doentes sujeitos a consulta de teledermatologia durante o primeiro trimestre de 2018, com posterior análise retrospetiva do registo clínico. Foi também realizado um inquérito online aos médicos de Medicina Geral e Familiar pertencentes aos Agrupamentos de Centros de Saúde da área de referência do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Resultados: Dos 153 doentes inquiridos, obteve-se resposta em 27,5% (n=42). Lesões pigmentadas corresponderam a 54,8% (n=23) do total das consultas. Foi proposto tratamento em 42,9% (n=18). Os doentes referiram preferir a consulta presencial em 90,2% (n=38). Obtiveram-se 82 respostas por parte dos médicos de família. Metade dos inquiridos concorda com a obrigatoriedade de anexação de fotografias clínicas, ainda que esta leva a um acréscimo de 11.21 ± 8.84 minutos ao tempo de referenciação. Quando é feita uma consulta de Teledermatologia, 47,6% (n=39) dos médicos referem que o problema do doente fica apenas parcialmente tratado. Conclusão: A utilização da Teledermatologia para consulta não presencial apenas resolve uma minoria das situações clínicas e não se apresenta como uma medida satisfatória para os doentes. |
id |
RCAP_29f2d8eae6fd554702342870fb316268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-23952020000300024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/EConsulta RemotaDermatologiaMédicos de FamíliaTelemedicina.RESUMO Introdução: A Teledermatologia (store and forward) tem sido usada para melhorar a triagem de pedidos no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, e para dar resposta, numa minoria de casos, a situações simples. O pedido de consulta de Dermatologia via Consulta Tempo e Horas passou a ser obrigatoriamente acompanhado de foto(s) clínica(s), de acordo com o Despacho 6280/2018 de 28 de junho de 2018. Pretendemos avaliar a satisfação de doentes e médicos de família relativamente à consulta de teledermatologia em tempo diferido. Material e Métodos: Foi realizado um inquérito aos doentes sujeitos a consulta de teledermatologia durante o primeiro trimestre de 2018, com posterior análise retrospetiva do registo clínico. Foi também realizado um inquérito online aos médicos de Medicina Geral e Familiar pertencentes aos Agrupamentos de Centros de Saúde da área de referência do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Resultados: Dos 153 doentes inquiridos, obteve-se resposta em 27,5% (n=42). Lesões pigmentadas corresponderam a 54,8% (n=23) do total das consultas. Foi proposto tratamento em 42,9% (n=18). Os doentes referiram preferir a consulta presencial em 90,2% (n=38). Obtiveram-se 82 respostas por parte dos médicos de família. Metade dos inquiridos concorda com a obrigatoriedade de anexação de fotografias clínicas, ainda que esta leva a um acréscimo de 11.21 ± 8.84 minutos ao tempo de referenciação. Quando é feita uma consulta de Teledermatologia, 47,6% (n=39) dos médicos referem que o problema do doente fica apenas parcialmente tratado. Conclusão: A utilização da Teledermatologia para consulta não presencial apenas resolve uma minoria das situações clínicas e não se apresenta como uma medida satisfatória para os doentes.Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia v.78 n.3 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024Teixeira,DiogoLopes,JorgeSousa,Ana CristinaCosta,MiguelFerreira,Eduarda O.Baptista,ArmandoVarela,Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:27Zoai:scielo:S2182-23952020000300024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:35.033623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
title |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
spellingShingle |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E Teixeira,Diogo Consulta Remota Dermatologia Médicos de Família Telemedicina. |
title_short |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
title_full |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
title_fullStr |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
title_full_unstemmed |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
title_sort |
Grau de Satisfação do Doente e do MGF com a Consulta de Teledermatologia do CHVNG/E |
author |
Teixeira,Diogo |
author_facet |
Teixeira,Diogo Lopes,Jorge Sousa,Ana Cristina Costa,Miguel Ferreira,Eduarda O. Baptista,Armando Varela,Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Jorge Sousa,Ana Cristina Costa,Miguel Ferreira,Eduarda O. Baptista,Armando Varela,Paulo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Diogo Lopes,Jorge Sousa,Ana Cristina Costa,Miguel Ferreira,Eduarda O. Baptista,Armando Varela,Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consulta Remota Dermatologia Médicos de Família Telemedicina. |
topic |
Consulta Remota Dermatologia Médicos de Família Telemedicina. |
description |
RESUMO Introdução: A Teledermatologia (store and forward) tem sido usada para melhorar a triagem de pedidos no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, e para dar resposta, numa minoria de casos, a situações simples. O pedido de consulta de Dermatologia via Consulta Tempo e Horas passou a ser obrigatoriamente acompanhado de foto(s) clínica(s), de acordo com o Despacho 6280/2018 de 28 de junho de 2018. Pretendemos avaliar a satisfação de doentes e médicos de família relativamente à consulta de teledermatologia em tempo diferido. Material e Métodos: Foi realizado um inquérito aos doentes sujeitos a consulta de teledermatologia durante o primeiro trimestre de 2018, com posterior análise retrospetiva do registo clínico. Foi também realizado um inquérito online aos médicos de Medicina Geral e Familiar pertencentes aos Agrupamentos de Centros de Saúde da área de referência do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Resultados: Dos 153 doentes inquiridos, obteve-se resposta em 27,5% (n=42). Lesões pigmentadas corresponderam a 54,8% (n=23) do total das consultas. Foi proposto tratamento em 42,9% (n=18). Os doentes referiram preferir a consulta presencial em 90,2% (n=38). Obtiveram-se 82 respostas por parte dos médicos de família. Metade dos inquiridos concorda com a obrigatoriedade de anexação de fotografias clínicas, ainda que esta leva a um acréscimo de 11.21 ± 8.84 minutos ao tempo de referenciação. Quando é feita uma consulta de Teledermatologia, 47,6% (n=39) dos médicos referem que o problema do doente fica apenas parcialmente tratado. Conclusão: A utilização da Teledermatologia para consulta não presencial apenas resolve uma minoria das situações clínicas e não se apresenta como uma medida satisfatória para os doentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-23952020000300024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia v.78 n.3 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376915685376 |