A Palavra Jogo: ontologia de um objecto indefinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aarseth, Espen
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Calleja, Gordon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6005
Resumo: Este artigo debruça-se sobre a questão da definição formal dos jogos. Segundo Wittgenstein, não é adequado definir os jogos como uma categoria formal. Foram avaliadas diversas propostas de definição, que se demonstraram inadequadas. Propomos alternativamente um modelo descritivo da supercategoria definível a que pertencem os jogos, cibermédia, pragmática e aberta, e capaz de atender às solicitações do intenso e variado campo multidisciplinar dos estudos acerca dos jogos para uma conceptualização dos seus principais fenómenos. O Modelo Cibermédia, na nossa abordagem, consistindo em Jogador, Signo, Sistema Mecânico e Meio Material, proporciona uma forma de comparar diferentes abordagens de investigação sobre jogos que é independente dos suportes, flexível e analítica, e para determinar que aspecto desse fenómeno está a ser referido quando se utiliza a palavra ‘jogo’.
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spelling A Palavra Jogo: ontologia de um objecto indefinívelOntologia dos jogosDefinições de jogoCibermédiaAtitude lusóriaWittgensteinObjecto do jogoProcesso de jogoPerspectiva de jogo.Game OntologyGame DefinitionsCybermediaLusory AttitudeGame ObjectGame ProcessGame PerspectiveEste artigo debruça-se sobre a questão da definição formal dos jogos. Segundo Wittgenstein, não é adequado definir os jogos como uma categoria formal. Foram avaliadas diversas propostas de definição, que se demonstraram inadequadas. Propomos alternativamente um modelo descritivo da supercategoria definível a que pertencem os jogos, cibermédia, pragmática e aberta, e capaz de atender às solicitações do intenso e variado campo multidisciplinar dos estudos acerca dos jogos para uma conceptualização dos seus principais fenómenos. O Modelo Cibermédia, na nossa abordagem, consistindo em Jogador, Signo, Sistema Mecânico e Meio Material, proporciona uma forma de comparar diferentes abordagens de investigação sobre jogos que é independente dos suportes, flexível e analítica, e para determinar que aspecto desse fenómeno está a ser referido quando se utiliza a palavra ‘jogo’.In this paper we address the problem of defining games formally, following Wittgenstein’s dictum that games cannot be defined adequately as a formal category. Several influential attempts at definitions will be evaluated and shown to be inadequate. As an alternative, we propose a descriptive model of the definable supercategory that games belong to cybermedia, that is pragmatic, open, and capable of meeting the needs of the diverse, intensely interdisciplinary field of game studies for a uniting conceptualization of its main phenomenon. Our approach, the Cybermedia model, consisting of Player, Sign, Mechanical System, and Material Medium, offers a medium-independent, flexible and analytically useful way to contrast different approaches in games research and to determine which aspect of the phenomenon one is talking about when the word ‘game’ is used.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAarseth, EspenCalleja, Gordon2017-05-26T15:30:22Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6005porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 11-27.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:24Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:52.302659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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