Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2146 |
Resumo: | Resumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores. |
id |
RCAP_2a188200f85199542142059ab556b4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à práticaPerfilEducação TecnológicaProfissionalProfessorResumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores.Abstract The present inquiry approaches the study of theTechnological Education Teacher´s profile. The theoretical framing included the deepening of the Cuuricula of disciplines in special Technological Education and in them to seem of the diverse authors who had dedicated their studies of the teacher´s profile. The study becames fullfilled in Viseu’s area In methodologic terms, a comparative study of cases implemented in five institutions of education was become fullfilled and in six professors of the related one it disciplines, by means of the direct comment, register in proper grate and the techniques of analysis, associates. The results presented by the authors of the pedagogy correspond to the observed ones in the practical and go to the meeting of the profile definde by the authorsInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Marisa Isabel Amaral daGomes, António Ferreira, orient.Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.2014-05-19T12:54:34Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2146porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.726744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
title |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
spellingShingle |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática Silva, Marisa Isabel Amaral da Perfil Educação Tecnológica Profissional Professor |
title_short |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
title_full |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
title_fullStr |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
title_full_unstemmed |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
title_sort |
Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática |
author |
Silva, Marisa Isabel Amaral da |
author_facet |
Silva, Marisa Isabel Amaral da Gomes, António Ferreira, orient. Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, António Ferreira, orient. Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marisa Isabel Amaral da Gomes, António Ferreira, orient. Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil Educação Tecnológica Profissional Professor |
topic |
Perfil Educação Tecnológica Profissional Professor |
description |
Resumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05 2012-05-01T00:00:00Z 2014-05-19T12:54:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2146 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879552913408 |