Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Isabel Amaral da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, António Ferreira, orient., Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2146
Resumo: Resumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores.
id RCAP_2a188200f85199542142059ab556b4f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à práticaPerfilEducação TecnológicaProfissionalProfessorResumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores.Abstract The present inquiry approaches the study of theTechnological Education Teacher´s profile. The theoretical framing included the deepening of the Cuuricula of disciplines in special Technological Education and in them to seem of the diverse authors who had dedicated their studies of the teacher´s profile. The study becames fullfilled in Viseu’s area In methodologic terms, a comparative study of cases implemented in five institutions of education was become fullfilled and in six professors of the related one it disciplines, by means of the direct comment, register in proper grate and the techniques of analysis, associates. The results presented by the authors of the pedagogy correspond to the observed ones in the practical and go to the meeting of the profile definde by the authorsInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Marisa Isabel Amaral daGomes, António Ferreira, orient.Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.2014-05-19T12:54:34Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2146porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.726744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
title Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
spellingShingle Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
Silva, Marisa Isabel Amaral da
Perfil
Educação Tecnológica
Profissional
Professor
title_short Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
title_full Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
title_fullStr Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
title_full_unstemmed Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
title_sort Perfil de Professor de Educação Tecnológica : da teoria à prática
author Silva, Marisa Isabel Amaral da
author_facet Silva, Marisa Isabel Amaral da
Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.
author_role author
author2 Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marisa Isabel Amaral da
Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana Luísa, co-orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil
Educação Tecnológica
Profissional
Professor
topic Perfil
Educação Tecnológica
Profissional
Professor
description Resumo A presente investigação aborda o estudo do perfil de professor de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu o aprofundamento do Currículo da disciplina de Educação Tecnológica e em especial os pareceres dos diversos autores que se dedicaram ao estudo do perfil de professor. O estudo realizou-se no concelho de Viseu. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de casos comparativo implementado em cinco instituições de ensino e em seis professores da referida disciplina, mediante a observação direta, registo em grelha própria e as técnicas de análise, a ela associadas. Os resultados apresentados pelos autores da pedagogia correspondem aos observados na prática e vão ao encontro do perfil definido pelos autores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05
2012-05-01T00:00:00Z
2014-05-19T12:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2146
url http://hdl.handle.net/10400.19/2146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879552913408