Defasagens ortográficas em alunos do 1º ano do ensino médio na cidade de Maracanaú e uma proposta da supervisão para solução do problema: a retextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro Barros da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7380
Resumo: Trabalho cujo tema são defasagens ortográficas em alunos do Ensino Médio na cidade de Maracanaú. Foi estabelecida a seguinte hipótese: os alunos da cidade de Maracanaú chegam ao Ensino Médio com defasagens, especialmente as defasagens ortográficas, sendo, essa, a dificuldade com a qual nos confrontamos e que pretendemos resolver. A pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de verificar referida hipótese, para cuja comprovação foram elaborados dois instrumentos para coleta de dados, -um questionário para os alunos e uma entrevista para os professores, tendo sido os mesmos analisados a partir de instrumentos elaborados para tal. Como dados obtidos por meio de análise qualitativa podem, também, ser analisados quantitativamente, os dados conseguidos com a pesquisa através dos informantes, além de permitirem a comprovação da hipótese, ou seja, que os alunos da cidade de Maracanaú chegam ao Ensino Médio com defasagens ortográficas, permitiram, também, classificar e tipificar os erros ortográficos encontrados. A análise de dados colhidos com as entrevistas, permitiu a comprovação de que os professores percebem o problema e tentam combatê-lo. Está aqui, então, o valor da investigação, - as adições ao entendimento do problema, ou seja, que as defasagens, entre elas as ortográficas, trazidas para o Ensino Médio, prejudicam o entendimento de outras disciplinas, impedindo que os alunos avancem na aquisição de conhecimentos na etapa final da educação básica. Outra importante contribuição do trabalho é trazer à luz uma proposta da Supervisão Pedagógica para superar o problema, - a Retextualização, que pode ser aplicada em todas as disciplinas, sem prejuízo dos conteúdos.
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