A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9205 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar se as crianças que se encontram no início da aprendizagem da escrita em língua portuguesa atingem uma escrita de cariz ortográfico antes de dominarem completamente a escrita alfabética. Pressupõe-se que, apesar da escrita alfabética não estar dominada, as crianças comecem desde cedo a revelar conhecimento ortográfico. As hipóteses foram testadas através da aplicação de tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras dissilábicas em que o alvo era o fonema /ǝ/ em sílabas átonas pré-tónicas e pós-tónicas que eram divididas em dois tipos de palavras – com pseudogrupo consonantal ilegal e coda ortográfica ilegal (e.g., tenaz e doce, respetivamente) e com pseudogrupo consonantal legal e coda ortográfica legal (e.g., feliz e pele, respetivamente) –, numa amostra de 45 crianças que se encontravam a frequentar o 1º ano do 1º Ciclo de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a escrita de cariz ortográfico depende da escrita alfabética, mas também do conhecimento ortográfico, revelando a importância da quantidade de exposição às palavras escritas, da consistência das regularidades do sistema de escrita, da codependência com outros conhecimentos complexos sobre a linguagem e do ensino explícito. Estes resultados parecem indicar que a escrita de cariz ortográfico surge paralelamente à escrita alfabética, no entanto, a primeira mostra-se mais solidificada consoante a segunda é totalmente dominada. |
id |
RCAP_dfe6521fef480d5f7f974da5924a9177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básicodesenvolvimento da escritaescrita de palavrasescrita ortográficaescrita alfabéticaconhecimento ortográficoO presente estudo teve como objetivo verificar se as crianças que se encontram no início da aprendizagem da escrita em língua portuguesa atingem uma escrita de cariz ortográfico antes de dominarem completamente a escrita alfabética. Pressupõe-se que, apesar da escrita alfabética não estar dominada, as crianças comecem desde cedo a revelar conhecimento ortográfico. As hipóteses foram testadas através da aplicação de tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras dissilábicas em que o alvo era o fonema /ǝ/ em sílabas átonas pré-tónicas e pós-tónicas que eram divididas em dois tipos de palavras – com pseudogrupo consonantal ilegal e coda ortográfica ilegal (e.g., tenaz e doce, respetivamente) e com pseudogrupo consonantal legal e coda ortográfica legal (e.g., feliz e pele, respetivamente) –, numa amostra de 45 crianças que se encontravam a frequentar o 1º ano do 1º Ciclo de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a escrita de cariz ortográfico depende da escrita alfabética, mas também do conhecimento ortográfico, revelando a importância da quantidade de exposição às palavras escritas, da consistência das regularidades do sistema de escrita, da codependência com outros conhecimentos complexos sobre a linguagem e do ensino explícito. Estes resultados parecem indicar que a escrita de cariz ortográfico surge paralelamente à escrita alfabética, no entanto, a primeira mostra-se mais solidificada consoante a segunda é totalmente dominada.The present study aims to examine if children at an early stage of the learning process of the portuguese spelling reveal knowledge of orthographic spelling before mastering completely the alphabetic spelling. It’s assumed that although alphabetic spelling isn't dominated, children reveal orthographic knowledge from an early age. The hypotheses were tested by the apliccation of several tasks such as word dictation of dissyllabic words and pseudowords where the target was the phoneme /ǝ/ in untonated pre-tonic and post-tonic syllables. They were divided into two types of words – words with illegal consonantal pseudogroup and words with illegal orthographic coda (e.g., tenaz and doce, respectively) and with legal consonantal pseudogroup and legal orthographic coda (e.g., feliz and pele, respectively) – in a sample of forty-five children attending the 1st grade. The results show that orthographic spelling is dependent on alphabetic spelling, but also on orthographic knowledge, revealing the importance of the amount of exposure to written words, the regularities consistency of the writing system, codependency of other language complex skills and explicit teaching. These results seems to indicate that the orthographic spelling is revealed parallel to the alphabetic spelling, however, the orthographic spelling appears to be more solidified depending if the second is totally dominated.2019-04-10T14:21:38Z2019-01-30T00:00:00Z2019-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9205porPerpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-17T02:07:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-17T02:07:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
title |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
spellingShingle |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico Perpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silva desenvolvimento da escrita escrita de palavras escrita ortográfica escrita alfabética conhecimento ortográfico |
title_short |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
title_full |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
title_fullStr |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
title_sort |
A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico |
author |
Perpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silva |
author_facet |
Perpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento da escrita escrita de palavras escrita ortográfica escrita alfabética conhecimento ortográfico |
topic |
desenvolvimento da escrita escrita de palavras escrita ortográfica escrita alfabética conhecimento ortográfico |
description |
O presente estudo teve como objetivo verificar se as crianças que se encontram no início da aprendizagem da escrita em língua portuguesa atingem uma escrita de cariz ortográfico antes de dominarem completamente a escrita alfabética. Pressupõe-se que, apesar da escrita alfabética não estar dominada, as crianças comecem desde cedo a revelar conhecimento ortográfico. As hipóteses foram testadas através da aplicação de tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras dissilábicas em que o alvo era o fonema /ǝ/ em sílabas átonas pré-tónicas e pós-tónicas que eram divididas em dois tipos de palavras – com pseudogrupo consonantal ilegal e coda ortográfica ilegal (e.g., tenaz e doce, respetivamente) e com pseudogrupo consonantal legal e coda ortográfica legal (e.g., feliz e pele, respetivamente) –, numa amostra de 45 crianças que se encontravam a frequentar o 1º ano do 1º Ciclo de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a escrita de cariz ortográfico depende da escrita alfabética, mas também do conhecimento ortográfico, revelando a importância da quantidade de exposição às palavras escritas, da consistência das regularidades do sistema de escrita, da codependência com outros conhecimentos complexos sobre a linguagem e do ensino explícito. Estes resultados parecem indicar que a escrita de cariz ortográfico surge paralelamente à escrita alfabética, no entanto, a primeira mostra-se mais solidificada consoante a segunda é totalmente dominada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10T14:21:38Z 2019-01-30T00:00:00Z 2019-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9205 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543131887828992 |