A emergência da escrita de cariz ortográfico: estudo longitudinal no 1º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perpétua, Rafaela Vanessa de Sousa e Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9205
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar se as crianças que se encontram no início da aprendizagem da escrita em língua portuguesa atingem uma escrita de cariz ortográfico antes de dominarem completamente a escrita alfabética. Pressupõe-se que, apesar da escrita alfabética não estar dominada, as crianças comecem desde cedo a revelar conhecimento ortográfico. As hipóteses foram testadas através da aplicação de tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras dissilábicas em que o alvo era o fonema /ǝ/ em sílabas átonas pré-tónicas e pós-tónicas que eram divididas em dois tipos de palavras – com pseudogrupo consonantal ilegal e coda ortográfica ilegal (e.g., tenaz e doce, respetivamente) e com pseudogrupo consonantal legal e coda ortográfica legal (e.g., feliz e pele, respetivamente) –, numa amostra de 45 crianças que se encontravam a frequentar o 1º ano do 1º Ciclo de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a escrita de cariz ortográfico depende da escrita alfabética, mas também do conhecimento ortográfico, revelando a importância da quantidade de exposição às palavras escritas, da consistência das regularidades do sistema de escrita, da codependência com outros conhecimentos complexos sobre a linguagem e do ensino explícito. Estes resultados parecem indicar que a escrita de cariz ortográfico surge paralelamente à escrita alfabética, no entanto, a primeira mostra-se mais solidificada consoante a segunda é totalmente dominada.
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