Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferranddis, Nikolas Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14224
Resumo: O presente trabalho aborda a conexão entre arte sonora e transdisciplinaridade como metodologia criativa do artista, destacando a criação e desenvolvimento da instalação sonora intitulada 'Concerto para Piano e Pandemia'. A obra integra música, DMIs, data mining, data sonification e o desenvolvimento de softwares para criação musical. O texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre arte sonora e questões epistemológicas tangentes, além de uma análise do estado da arte em NIME e uma revisão teórica e prática de mineração e sonificação de dados como prática artística. Também é detalhado o processo de desenvolvimento da obra, com uma reflexão sobre a conceptualização da obra em diversos formatos, apresentados online, em exposições e conferências, além de ser convertida em aplicação para a sonificação artística de dados. Um relatório sobre o alcance da obra, com dados de visualizações, é apresentado. O trabalho demonstra a trajetória percorrida pelo autor desde a ideia inicial até a implementação prática da obra, incluindo a inserção sociocultural e temporal e as alterações que uma obra em tempo real pode sofrer. O trabalho contribui para o campo de estudos da arte sonora, destacando-a como uma das principais formas de aplicação do pensamento transdisciplinar. Também é um estudo de caso de criação artística, onde o autor assume várias funções no projeto, incluindo artista criador, desenvolvedor técnico, teórico e implementador prático, além de transformar a obra em software para que mais artistas possam fazer uso desse trabalho. Palavras-chave: Arte Sonora, Transdisciplinaridade, Mineração de Dados, Sonificação de Dados, Novos Interfaces para Expressão Musical, COVID-19, Twitter
id RCAP_2a2b8cf3d27f733a7741e2a641f3ebf4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificaçãoMESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOMSOMARTEINTERDISCIPLINARIDADEEXPRESSÃO MUSICALCOVID-19TWITTERDATA MININGSONIFICAÇÃO DE DADOSAUDIOVISUALINTERFACESSOUNDARTINTERDISCIPLINARITYMUSICAL EXPRESSIONDATA SONIFICATIONO presente trabalho aborda a conexão entre arte sonora e transdisciplinaridade como metodologia criativa do artista, destacando a criação e desenvolvimento da instalação sonora intitulada 'Concerto para Piano e Pandemia'. A obra integra música, DMIs, data mining, data sonification e o desenvolvimento de softwares para criação musical. O texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre arte sonora e questões epistemológicas tangentes, além de uma análise do estado da arte em NIME e uma revisão teórica e prática de mineração e sonificação de dados como prática artística. Também é detalhado o processo de desenvolvimento da obra, com uma reflexão sobre a conceptualização da obra em diversos formatos, apresentados online, em exposições e conferências, além de ser convertida em aplicação para a sonificação artística de dados. Um relatório sobre o alcance da obra, com dados de visualizações, é apresentado. O trabalho demonstra a trajetória percorrida pelo autor desde a ideia inicial até a implementação prática da obra, incluindo a inserção sociocultural e temporal e as alterações que uma obra em tempo real pode sofrer. O trabalho contribui para o campo de estudos da arte sonora, destacando-a como uma das principais formas de aplicação do pensamento transdisciplinar. Também é um estudo de caso de criação artística, onde o autor assume várias funções no projeto, incluindo artista criador, desenvolvedor técnico, teórico e implementador prático, além de transformar a obra em software para que mais artistas possam fazer uso desse trabalho. Palavras-chave: Arte Sonora, Transdisciplinaridade, Mineração de Dados, Sonificação de Dados, Novos Interfaces para Expressão Musical, COVID-19, TwitterThis research addresses the connection between sound art and transdisciplinarity as the artist's creative methodology, highlighting the creation and development of the sound installation entitled 'Concerto para Piano e Pandemia'. The work integrates music, DMIs, data mining, data sonification and the development of software for musical creation. The text presents a literature review on sound art and related epistemological issues, as well as an analysis of the state of the art in NIME and a theoretical and practical review of data mining and data sonification as artistic practice. The process of developing the work is also detailed, with a reflection on the conceptualization of the work in various formats, presented online, at exhibitions and conferences, as well as being converted into an application for artistic data sonification. A report on the reach of the work, with data of visualizations, is presented. The work demonstrates the trajectory travelled by the author from the initial idea to the practical implementation of the work, including the socio-cultural and temporal insertion and the changes that a work in real time can undergo. The work contributes to the field of sound art studies, highlighting it as one of the main forms of application of transdisciplinary thinking. It is also a case study of artistic creation, where the author assumes several roles in the project, including creative artist, technical developer, theoretician and practical implementer, as well as transforming the work into software so that more artists can make use of this work. Keywords: Sound Art, Transdisciplinarity, Data Mining, Data Sonification, New Interfaces for Musical Expression, COVID-19, Twitter2023-11-06T15:24:11Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14224TID:203377028porFerranddis, Nikolas Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:31:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:59.523113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
title Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
spellingShingle Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
Ferranddis, Nikolas Gomes
MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
SOM
ARTE
INTERDISCIPLINARIDADE
EXPRESSÃO MUSICAL
COVID-19
TWITTER
DATA MINING
SONIFICAÇÃO DE DADOS
AUDIOVISUAL
INTERFACES
SOUND
ART
INTERDISCIPLINARITY
MUSICAL EXPRESSION
DATA SONIFICATION
title_short Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
title_full Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
title_fullStr Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
title_full_unstemmed Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
title_sort Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
author Ferranddis, Nikolas Gomes
author_facet Ferranddis, Nikolas Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferranddis, Nikolas Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
SOM
ARTE
INTERDISCIPLINARIDADE
EXPRESSÃO MUSICAL
COVID-19
TWITTER
DATA MINING
SONIFICAÇÃO DE DADOS
AUDIOVISUAL
INTERFACES
SOUND
ART
INTERDISCIPLINARITY
MUSICAL EXPRESSION
DATA SONIFICATION
topic MESTRADO PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
SOM
ARTE
INTERDISCIPLINARIDADE
EXPRESSÃO MUSICAL
COVID-19
TWITTER
DATA MINING
SONIFICAÇÃO DE DADOS
AUDIOVISUAL
INTERFACES
SOUND
ART
INTERDISCIPLINARITY
MUSICAL EXPRESSION
DATA SONIFICATION
description O presente trabalho aborda a conexão entre arte sonora e transdisciplinaridade como metodologia criativa do artista, destacando a criação e desenvolvimento da instalação sonora intitulada 'Concerto para Piano e Pandemia'. A obra integra música, DMIs, data mining, data sonification e o desenvolvimento de softwares para criação musical. O texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre arte sonora e questões epistemológicas tangentes, além de uma análise do estado da arte em NIME e uma revisão teórica e prática de mineração e sonificação de dados como prática artística. Também é detalhado o processo de desenvolvimento da obra, com uma reflexão sobre a conceptualização da obra em diversos formatos, apresentados online, em exposições e conferências, além de ser convertida em aplicação para a sonificação artística de dados. Um relatório sobre o alcance da obra, com dados de visualizações, é apresentado. O trabalho demonstra a trajetória percorrida pelo autor desde a ideia inicial até a implementação prática da obra, incluindo a inserção sociocultural e temporal e as alterações que uma obra em tempo real pode sofrer. O trabalho contribui para o campo de estudos da arte sonora, destacando-a como uma das principais formas de aplicação do pensamento transdisciplinar. Também é um estudo de caso de criação artística, onde o autor assume várias funções no projeto, incluindo artista criador, desenvolvedor técnico, teórico e implementador prático, além de transformar a obra em software para que mais artistas possam fazer uso desse trabalho. Palavras-chave: Arte Sonora, Transdisciplinaridade, Mineração de Dados, Sonificação de Dados, Novos Interfaces para Expressão Musical, COVID-19, Twitter
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06T15:24:11Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14224
TID:203377028
url http://hdl.handle.net/10437/14224
identifier_str_mv TID:203377028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134901728968704