De uma supervisão com sentido… a uma avaliação consentida : uma viagem ao sentir e ao sentido da supervisão e avaliação docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Sousa Pinto Almeida e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11891
Resumo: Num tempo de intranquilidade, insatisfação e sobretudo desconfiança dos professores portugueses sobre uma reforma no sistema de supervisão pedagógica e avaliação docente, este trabalho pretende encontrar o sentido e o significado destas duas práticas de autorregulação profissional e institucional para os docentes. Partindo da literatura que suporta estas práticas, da experiência da autora e da leitura das entrevistas efetuadas, esta investigação vai tentar perceber se a compreensão da importância da supervisão e da avaliação docentes e por isso sua abertura à reconstrução profissional, depende do conhecimento teórico e objetivo dos seus fundamentos e, sobretudo, se a sua insegurança e, por vezes rejeição, depende da estranheza e do desconhecimento conceptual dos alicerces em que se fundam as práticas de supervisão e avaliação docentes.
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