Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Lopes Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23522
Resumo: Nos últimos anos, tem-se assistido a um rápido crescimento das tecnologias de informação e ao desenvolvimento de redes de comunicação, o que permitiu a abertura de um leque de oportunidades para os mercados, particularmente para o financeiro. No seguimento destas evoluções surgiu o mobile banking, serviço particularmente útil, devido à instantaneidade. Assim, este estudo pretende identificar os fatores que incentivam e retraem a intenção de adoção do mobile banking. Procura também dar resposta à escassez de investigações realizadas nesta temática, sobretudo em literatura aplicada ao mercado português. Com o objetivo de encontrar estes fatores, elaborou-se um questionário online e presencial dirigido a utilizadores portugueses do mobile banking. De forma a fornecer informações úteis às instituições financeiras, salienta-se que a usabilidade, a segurança, as características da tarefa e da tecnologia e a expetativa de desempenho são variáveis consideradas como imprescindíveis na explicação da intenção de adoção deste serviço. Os resultados obtidos nesta investigação são vantajosos para as instituições que procuram investir nestes serviços, para as que procuram obter respostas ao nível da usabilidade e de como as tecnologias estão adaptadas às tarefas a realizar pelos utilizadores e também para aquelas que já têm o sistema implementado no mercado e procuram uma melhoria contínua.
id RCAP_2a2ee285a799ea4c3122b3132dc0544f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da adoção do mobile banking em PortugalGestãoGestão de empresasGestão financeiraTecnologias da informação e comunicaçãoInformação financeiraBancos - Aplicações móveisNos últimos anos, tem-se assistido a um rápido crescimento das tecnologias de informação e ao desenvolvimento de redes de comunicação, o que permitiu a abertura de um leque de oportunidades para os mercados, particularmente para o financeiro. No seguimento destas evoluções surgiu o mobile banking, serviço particularmente útil, devido à instantaneidade. Assim, este estudo pretende identificar os fatores que incentivam e retraem a intenção de adoção do mobile banking. Procura também dar resposta à escassez de investigações realizadas nesta temática, sobretudo em literatura aplicada ao mercado português. Com o objetivo de encontrar estes fatores, elaborou-se um questionário online e presencial dirigido a utilizadores portugueses do mobile banking. De forma a fornecer informações úteis às instituições financeiras, salienta-se que a usabilidade, a segurança, as características da tarefa e da tecnologia e a expetativa de desempenho são variáveis consideradas como imprescindíveis na explicação da intenção de adoção deste serviço. Os resultados obtidos nesta investigação são vantajosos para as instituições que procuram investir nestes serviços, para as que procuram obter respostas ao nível da usabilidade e de como as tecnologias estão adaptadas às tarefas a realizar pelos utilizadores e também para aquelas que já têm o sistema implementado no mercado e procuram uma melhoria contínua.In recent years, there has been rapid growth in what concerns to the information's technology and the development of communication networks, which has opened up a range of opportunities for markets, particularly for financial markets. Following these developments came mobile banking, a particularly useful service due to instantaneity. Thus, this study intends to identify the factors that encourage and retract the intention to adopt mobile banking. It also seeks to respond to the scarcity of research carried out in this area, especially in literature applied to the Portuguese market. In order to find these factors, an online and face-to-face questionnaire was developed for Portuguese mobile banking users. In order to provide useful information to financial institutions, it should be pointed out that usability, security, task and technology characteristics, and performance expectations are variables considered essential in explaining the intention to adopt this service. The results obtained in this research are advantageous for the institutions that seek to invest in these services, for those who seek answers on usability and how the technologies are adapted to the tasks to be performed by the users and also for those that already have the system implemented in the market and seek continuous improvement.Universidade de Aveiro2018-06-15T10:55:47Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23522porSantos, Carolina Lopes Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:47Zoai:ria.ua.pt:10773/23522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:15.066616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
title Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
spellingShingle Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
Santos, Carolina Lopes Costa
Gestão
Gestão de empresas
Gestão financeira
Tecnologias da informação e comunicação
Informação financeira
Bancos - Aplicações móveis
title_short Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
title_full Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
title_fullStr Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
title_full_unstemmed Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
title_sort Determinantes da adoção do mobile banking em Portugal
author Santos, Carolina Lopes Costa
author_facet Santos, Carolina Lopes Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Lopes Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Gestão de empresas
Gestão financeira
Tecnologias da informação e comunicação
Informação financeira
Bancos - Aplicações móveis
topic Gestão
Gestão de empresas
Gestão financeira
Tecnologias da informação e comunicação
Informação financeira
Bancos - Aplicações móveis
description Nos últimos anos, tem-se assistido a um rápido crescimento das tecnologias de informação e ao desenvolvimento de redes de comunicação, o que permitiu a abertura de um leque de oportunidades para os mercados, particularmente para o financeiro. No seguimento destas evoluções surgiu o mobile banking, serviço particularmente útil, devido à instantaneidade. Assim, este estudo pretende identificar os fatores que incentivam e retraem a intenção de adoção do mobile banking. Procura também dar resposta à escassez de investigações realizadas nesta temática, sobretudo em literatura aplicada ao mercado português. Com o objetivo de encontrar estes fatores, elaborou-se um questionário online e presencial dirigido a utilizadores portugueses do mobile banking. De forma a fornecer informações úteis às instituições financeiras, salienta-se que a usabilidade, a segurança, as características da tarefa e da tecnologia e a expetativa de desempenho são variáveis consideradas como imprescindíveis na explicação da intenção de adoção deste serviço. Os resultados obtidos nesta investigação são vantajosos para as instituições que procuram investir nestes serviços, para as que procuram obter respostas ao nível da usabilidade e de como as tecnologias estão adaptadas às tarefas a realizar pelos utilizadores e também para aquelas que já têm o sistema implementado no mercado e procuram uma melhoria contínua.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-15T10:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23522
url http://hdl.handle.net/10773/23522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137626328924160