A favor ou contra Castilho? Rede de apoiadores no império brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200304 |
Resumo: | Resumo O poeta português António Feliciano de Castilho (1800-1875) criou o Método Castilho para o ensino de leitura e veio para o Brasil em 1855, para realizar sua divulgação. Objetivando contribuir com o ensino da leitura e da escrita, propôs diferentes reformas na instrução primária e secundária em Portugal e no Brasil, incorporadas ao projeto da Modernidade, em que a escola calcada no tradicionalismo foi projetada como um palco de experimentações em um projeto de redenção pedagógica e social. Apesar de ter recebido várias resistências e o cancelamento de seu curso na corte brasileira, compareceram nas fontes históricas sujeitos brasileiros e portugueses que viviam na corte brasileira e que foram considerados “amigos” pelo poeta. O maior desafio metodológico deste artigo consistiu em rastrear esta rede de apoiadores deste projeto de instrução no império brasileiro. Esta análise será fundamentada em autores como Albuquerque (2019), Boto (2012) e obras memorialistas de Castilho (1902). |
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A favor ou contra Castilho? Rede de apoiadores no império brasileiroMétodo CastilhoLeitura e escritaBrasilImpérioApoiadores de CastilhoResumo O poeta português António Feliciano de Castilho (1800-1875) criou o Método Castilho para o ensino de leitura e veio para o Brasil em 1855, para realizar sua divulgação. Objetivando contribuir com o ensino da leitura e da escrita, propôs diferentes reformas na instrução primária e secundária em Portugal e no Brasil, incorporadas ao projeto da Modernidade, em que a escola calcada no tradicionalismo foi projetada como um palco de experimentações em um projeto de redenção pedagógica e social. Apesar de ter recebido várias resistências e o cancelamento de seu curso na corte brasileira, compareceram nas fontes históricas sujeitos brasileiros e portugueses que viviam na corte brasileira e que foram considerados “amigos” pelo poeta. O maior desafio metodológico deste artigo consistiu em rastrear esta rede de apoiadores deste projeto de instrução no império brasileiro. Esta análise será fundamentada em autores como Albuquerque (2019), Boto (2012) e obras memorialistas de Castilho (1902).Arquivo Municipal de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200304Cadernos do Arquivo Municipal v.ser2 n.18 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200304Albuquerque,Suzana Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:11Zoai:scielo:S2183-31762022000200304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:47.573529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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