Desafios da implementação da nova gestão pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28771 |
Resumo: | A Administração Pública nasceu, evolui e modificou-se em articulação com os sistemas democráticos vigentes, as pressões económicas e os anseios e necessidades dos seus cidadãos. O modelo gestionário surge em 1970-1975, associado ao Estado Neoliberal ou Contratualista. Sobre o que é a Nova Gestão Pública, não existe, nem se imagina que possa existir, uma conceção suficientemente abrangente e aceite por todos os investigadores. Ainda assim, poderá dizer-se que foi uma terminologia usada para descrever um movimento, um campo de estudo e comentário para os académicos, um conjunto de ideias e práticas adotadas nas mais recentes reformas administrativas, um ajustamento nas relações entre o público e o privado, profissionais e gestores, Governo central e local e defesa das técnicas e ferramentas da gestão empresarial. Decorridas várias décadas desde o seu surgimento, é possível aferir-se de algumas incongruências, contradições, limitações ou trade-offs, associados ao paradigma gestionário. O almejar estrito de conceitos como eficiência, produtividade, eficácia e redução de custos substituiu os valores tradicionais e desígnio dos serviços públicos. De igual modo, as tentativas de melhorar estruturas e processos organizacionais, por via da atomização e fragmentação, frequentemente levam a aumentos na burocratização, formalização e centralização e, por essa via, mais custos. Também os sistemas de medição e gestão de desempenho apresentam problemas metodológicos e estratégicos e constituem, em muitos casos, apenas um aumento na carga de trabalho e pressões psicológicas dos colaboradores. O presente texto lança um olhar sobre estas e outras problemáticas associadas à implementação da Nova Gestão Pública. |
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Desafios da implementação da nova gestão públicaChallenges in implementing new public managementNova gestão públicaAdministração públicaPolíticas públicasImplementaçãoA Administração Pública nasceu, evolui e modificou-se em articulação com os sistemas democráticos vigentes, as pressões económicas e os anseios e necessidades dos seus cidadãos. O modelo gestionário surge em 1970-1975, associado ao Estado Neoliberal ou Contratualista. Sobre o que é a Nova Gestão Pública, não existe, nem se imagina que possa existir, uma conceção suficientemente abrangente e aceite por todos os investigadores. Ainda assim, poderá dizer-se que foi uma terminologia usada para descrever um movimento, um campo de estudo e comentário para os académicos, um conjunto de ideias e práticas adotadas nas mais recentes reformas administrativas, um ajustamento nas relações entre o público e o privado, profissionais e gestores, Governo central e local e defesa das técnicas e ferramentas da gestão empresarial. Decorridas várias décadas desde o seu surgimento, é possível aferir-se de algumas incongruências, contradições, limitações ou trade-offs, associados ao paradigma gestionário. O almejar estrito de conceitos como eficiência, produtividade, eficácia e redução de custos substituiu os valores tradicionais e desígnio dos serviços públicos. De igual modo, as tentativas de melhorar estruturas e processos organizacionais, por via da atomização e fragmentação, frequentemente levam a aumentos na burocratização, formalização e centralização e, por essa via, mais custos. Também os sistemas de medição e gestão de desempenho apresentam problemas metodológicos e estratégicos e constituem, em muitos casos, apenas um aumento na carga de trabalho e pressões psicológicas dos colaboradores. O presente texto lança um olhar sobre estas e outras problemáticas associadas à implementação da Nova Gestão Pública.Public Administration was born, evolved and modified in conjunction with the current democratic systems, economic pressures and the wishes and needs of its citizens. The management model emerged in 1970-1975, associated with the Neoliberal or Contractualist State. What New Public Management is about, there is not, nor is it possible to imagine, a sufficiently comprehensive conception accepted by all researchers. Still, it could be said that it was a terminology used to describe a movement, a field of study and commentary for academics, a set of ideas and practices adopted in the most recent administrative reforms, an adjustment in the relations between the public and the private, professionals and managers, central and local government and defense of business management techniques and tools. Several decades after its appearance, it is possible to assess some inconsistencies, contradictions, limitations or trade-offs associated with the management paradigm. The strict aim of concepts such as efficiency, productivity, effectiveness and cost reduction replaced the traditional values and purpose of public services. Equally, attempts to improve organizational structures and processes, through atomization and fragmentation, often lead to increases in bureaucratization, formalization and centralization and, in this way, higher costs. The performance measurement and management systems also present methodological and strategic problems and, in many cases, constitute only an increase in the workload and psychological pressures of employees. This text takes a look at these and other issues associated with the implementation of New Public Management.Universidade Católica de PetrópolisBiblioteca Digital do IPBMaia, TâniaCorreia, Pedro Miguel Alves Ribeiro2023-10-10T08:39:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28771porMaia, Tânia; Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro (2022). Desafios da implementação da nova gestão pública = Challenges in implementing new public management. Lex Humana. ISSN 2175-0947. 14:2, p. 121-1382175-0947info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:44.334731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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