O cinema infanto-juvenil da Disney : um portal para o activismo e representatividade racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Cláudia Arinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57964
Resumo: Nos tempos actuais, a nossa sociedade e cultura depara-se, cada vez mais, com a problemática da representatividade. A representatividade engloba diversas vertentes como a da identidade de género e orientação sexual; os diversos padrões de beleza, que variam consoante o biótipo corporal e genética de cada um; a representatividade da deficiência, que visa combater o estigma ligado a ela, e, a mais presente, debatida e, muitas vezes, polémica, a representatividade racial. Escolhi a temática da representatividade racial, porque é um tema muito actual e efervescente na nossa sociedade e cultura, que tem vindo a provocar manifestações e debates, que buscam novas percepções e soluções para o problema do racismo, visando uma consequente e maior representatividade nos diversos sectores culturais. O trabalho aborda, portanto, a problemática da representatividade racial espelhada no universo do cinema infanto-juvenil da Disney, um possível veículo de educação, formação e transmissor de representatividade para com o seu público-alvo. Primeiramente, apresento o enquadramento teórico-conceptual/revisão da literatura, em que abordo o conceito de representatividade racial e os autores que a problematizam; seguidamente, a revisão contextual e histórica das produções fílmicas da Disney, sendo este o capítulo que resume os diversos períodos históricos e culturais que as obra da Disney atravessaram, e, posteriormente, o último capítulo, em que abordarei o caso de estudo específico de representatividade racial, recorrendo ao exemplo de duas obras fílmicas: o filme da Disney/Pixar, Soul (2020) e BlacKkKlansman (2018).
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