Mapeamento das competências profissionais nas Bibliotecas do Ensino Superior : da identificação à construção de um modelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58904 |
Resumo: | Esta dissertação analisa o tema das competências profissionais dos bibliotecários das bibliotecas do ensino superior, a partir da seguinte pergunta de partida: Quais as competências exigidas aos profissionais de informação das Bibliotecas do Ensino Superior, em face das múltiplas alterações na profissão, na utilização dos instrumentos e na relação com os utilizadores? Traçámos dois objetivos gerais: analisar o papel das bibliotecas no ensino superior, caracterizado pela literatura dos últimos cinco anos e conhecer as competências dos profissionais de informação, resultantes das dinâmicas ocorridas nas bibliotecas de ensino superior. Como objetivos específicos, traçámos os seguintes: rever a literatura recente para identificar competências e modelos de competências dos bibliotecários do Ensino Superior; efetuar a análise documental e a posterior categorização das competências dos bibliotecários do Ensino Superior; e construir uma proposta de modelo de competências dos bibliotecários do Ensino Superior. A fundamentação teórica, baseada na revisão de literatura, permitiu analisar os conceitos-chave à luz da sua vertente semântica e do seu entendimento por parte da comunidade científica. No que diz respeito ao aparato metodológico, optámos por um paradigma construtivista e por uma abordagem qualitativa, tendo como métodos, a investigação documental e a engenharia de requisitos. Alicerçados nestes pilares investigativos selecionámos e analisámos nove documentos nacionais e internacionais numa dupla vertente: a análise individual de cada um e, posteriormente, a criação de uma súmula das competências extraídas na primeira fase. A proposta de modelo comporta nove grandes áreas, a saber: Ensino, Bibliometria, Comunicação, Publicação, Desenvolvimento, Advocacy, Ciência Aberta, Gestão e Ética. Concluímos que é importante reforçar a reflexão sobre o tema das competências dos profissionais da informação, de acordo com alguns estudos que trouxeram para o debate uma nova abordagem sobre esta temática. Em suma, torna-se urgente reforçar a importância dos profissionais da informação para a construção de comunidades mais plurais e democráticas. |
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Mapeamento das competências profissionais nas Bibliotecas do Ensino Superior : da identificação à construção de um modeloDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEsta dissertação analisa o tema das competências profissionais dos bibliotecários das bibliotecas do ensino superior, a partir da seguinte pergunta de partida: Quais as competências exigidas aos profissionais de informação das Bibliotecas do Ensino Superior, em face das múltiplas alterações na profissão, na utilização dos instrumentos e na relação com os utilizadores? Traçámos dois objetivos gerais: analisar o papel das bibliotecas no ensino superior, caracterizado pela literatura dos últimos cinco anos e conhecer as competências dos profissionais de informação, resultantes das dinâmicas ocorridas nas bibliotecas de ensino superior. Como objetivos específicos, traçámos os seguintes: rever a literatura recente para identificar competências e modelos de competências dos bibliotecários do Ensino Superior; efetuar a análise documental e a posterior categorização das competências dos bibliotecários do Ensino Superior; e construir uma proposta de modelo de competências dos bibliotecários do Ensino Superior. A fundamentação teórica, baseada na revisão de literatura, permitiu analisar os conceitos-chave à luz da sua vertente semântica e do seu entendimento por parte da comunidade científica. No que diz respeito ao aparato metodológico, optámos por um paradigma construtivista e por uma abordagem qualitativa, tendo como métodos, a investigação documental e a engenharia de requisitos. Alicerçados nestes pilares investigativos selecionámos e analisámos nove documentos nacionais e internacionais numa dupla vertente: a análise individual de cada um e, posteriormente, a criação de uma súmula das competências extraídas na primeira fase. A proposta de modelo comporta nove grandes áreas, a saber: Ensino, Bibliometria, Comunicação, Publicação, Desenvolvimento, Advocacy, Ciência Aberta, Gestão e Ética. Concluímos que é importante reforçar a reflexão sobre o tema das competências dos profissionais da informação, de acordo com alguns estudos que trouxeram para o debate uma nova abordagem sobre esta temática. Em suma, torna-se urgente reforçar a importância dos profissionais da informação para a construção de comunidades mais plurais e democráticas.This dissertation analyzes the topic of professional competencies of librarians in higher education libraries, based on the following starting question: What are the competencies required from information professionals in Higher Education Libraries, in view of the multiple changes in the profession, in the use of tools and in the relationship with users? We outlined two general objectives: to analyze the role of libraries in higher education, characterized by the literature of the last five years and to know the competences of information professionals, resulting from the dynamics that have occurred in higher education libraries. As specific objectives, we outlined the following: to review recent literature to identify competencies and models of competencies of higher education librarians; to carry out a document analysis and subsequent categorization of the competencies of higher education librarians; and to build a proposal for a model of competencies of higher education librarians. The theoretical foundation, based on the literature review, allowed analyzing the key concepts in the light of their semantic aspect and their understanding by the scientific community. In what concerns the methodological apparatus, we opted for a constructivist paradigm and for a qualitative approach, using documentary research and requirements engineering as methods. Based on these investigative pillars, we selected and analyzed nine national and international documents in a twofold approach: the individual analysis of each one and, later, the creation of a summary of the competencies extracted in the first phase. The proposed model comprises nine major areas, namely: Teaching, Bibliometrics, Communication, Publishing, Development, Advocacy, Open Science, Management, and Ethics. We conclude that it is important to reinforce reflection on the theme of competencies of information professionals, according to some studies that have brought to the debate a new approach on this theme. In short, it becomes urgent to reinforce the importance of information professionals for the construction of more plural and democratic communities.Revez, Jorge Manuel RiasRepositório da Universidade de LisboaCunha, Ricardo Miguel Marques da2023-08-17T09:49:38Z2023-07-192023-06-022023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58904TID:203342879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:00.555927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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