Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6131
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021
id RCAP_2a49e20bc3b2b0048204db43a9d58660
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentesLar e escolaJovens - EducaçãoJovens - AtitudesCompetências sociais na adolescênciaBem-estarQualidade de vidaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021Exame público realizado em 18 de Janeiro de 2022O bem-estar escolar e o gosto pela escola, dependem geralmente da família, do apoio prestado pela escola, bem como da relação (interação) entre os pares. Este estudo visa aprofundar o papel da relação da família-escola, a forma como o adolescente se vê a si próprio, vê o outro, como se relaciona e também como todas estas interações influenciam a sua autoestima e o seu empenho a nível escolar. Como base de investigação foi utilizado o Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS), este analisa a saúde e qualidade de vida dos adolescentes portugueses, e é realizado de 4 em 4 anos. A amostra é composta por 2766 adolescentes, cuja média de idades é aproximadamente de 14 anos (Mín. = 12; Máx. = 20; M =13.99; DP = 0.83), sendo mais de metade do sexo feminino (51.7%), sem dados quanto ao ano de escolaridade abordado. O enquadramento conceptual deste estudo é baseado na educação, na família, na adolescência e na relação destes três conceitos, tendo como base uma visão construtivista e behaviorista. Verificou-se através da análise dos resultados, que existe uma associação significativa entre a relação com os amigos, a família, os colegas, os professores, o apoio familiar e o apoio dos amigos, com a correlação mais forte a ocorrer entre a relação com a família e o apoio familiar (r = 0.506). Em suma, os resultados obtidos demonstram que os adolescentes que têm um bom apoio familiar, têm mais qualidade de vida e bem-estar, estabelecem mais facilmente ligação com os seus pares, desenvolvem competências socio emocionais e de relacionamento interpessoal, o que contribui para uma boa saúde mental.School well-being and liking for school generally depend on the family, the support provided by the school, as well as the relationship (interaction) among peers. This study aims to deepen the role of the family-school relationship, how adolescents see themselves, see others, how they relate to each other, and also how all these interactions influence their self-esteem and commitment at school. As a research base, the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC/OMS) was used, which analyzes the health and quality of life of Portuguese adolescents, and is carried out every 4 years. The sample consists of 2766 adolescents, whose average age is approximately 14 years (Min. = 12; Max. = 20; M = 13.99; SD = 0.83), being more than half female (51.7%), with no data regarding the year of schooling. The conceptual framework of this study is based on education, family, adolescence and the relationship of these three concepts, based on a constructivist and behaviorist vision. It was verified through the analysis of the results, that there is a significant association between the relationship with friends, family, peers, teachers, family support and support from friends, with the strongest correlation occurring between the relationship with family and family support (r = 0.506). In summary, the results obtained show that adolescents who have good family support have more quality of life and well-being, connect more easily with their peers, develop socio-emotional and interpersonal skills, which contributes to good mental health.2022-01-31T15:07:33Z2022-01-312021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6131http://hdl.handle.net/11067/6131TID:202912221porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:55Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:53.941215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
title Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
spellingShingle Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-
Lar e escola
Jovens - Educação
Jovens - Atitudes
Competências sociais na adolescência
Bem-estar
Qualidade de vida
title_short Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
title_full Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
title_fullStr Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
title_full_unstemmed Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
title_sort Impacto da relação escola-família no envolvimento escolar dos adolescentes
author Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-
author_facet Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Hugo Alexandre Martins, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Lar e escola
Jovens - Educação
Jovens - Atitudes
Competências sociais na adolescência
Bem-estar
Qualidade de vida
topic Lar e escola
Jovens - Educação
Jovens - Atitudes
Competências sociais na adolescência
Bem-estar
Qualidade de vida
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-31T15:07:33Z
2022-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6131
http://hdl.handle.net/11067/6131
TID:202912221
url http://hdl.handle.net/11067/6131
identifier_str_mv TID:202912221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136759372578816