Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Clara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17
Resumo: Neste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância.
id RCAP_2a4b7fd1ec48189cf31ff5ebd49bc533
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/17
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Suleducação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativoNeste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 15-202184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17/5Rosário, ClaraSantos, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:54Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/17Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:15.752284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
title Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
spellingShingle Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
Rosário, Clara
educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo
title_short Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
title_full Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
title_fullStr Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
title_full_unstemmed Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
title_sort Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
author Rosário, Clara
author_facet Rosário, Clara
Santos, Rosa
author_role author
author2 Santos, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Clara
Santos, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo
topic educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo
description Neste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17/5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 15-20
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130749895442432