Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17 |
Resumo: | Neste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância. |
id |
RCAP_2a4b7fd1ec48189cf31ff5ebd49bc533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/17 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Suleducação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativoNeste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 15-202184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17/5Rosário, ClaraSantos, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:54Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/17Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:15.752284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
title |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
spellingShingle |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul Rosário, Clara educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo |
title_short |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
title_full |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
title_fullStr |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
title_full_unstemmed |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
title_sort |
Pedagogia‐em‐Participação em creche e jardim‐de‐infância no Centro Infantil Olivais Sul |
author |
Rosário, Clara |
author_facet |
Rosário, Clara Santos, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Clara Santos, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo |
topic |
educação de infância; Pedagogia‐em‐Participação; qualidade; intencionalidade educativa; ambiente educativo |
description |
Neste artigo apresenta‐se a Pedagogia‐em‐Participação enquanto opção pedagógica explícita assumida pela Fundação Aga Khan no âmbito do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância que se desenvolve no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. A Pedagogia‐em‐Participação, que se insere na “família das pedagogias participativas”, é uma perspetiva pedagógica de qualidade para a educação em creche e jardim‐de‐infância desenvolvida pela Associação Criança. A partir da explicitação das dimensões partilhadas pelos modelos pedagógicos de qualidade, o artigo descreve os fundamentos e caraterísticas da Pedagogia‐em‐Participação analisando os aspetos relacionados com a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo. Depois centra-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar procurando os princípios subjacentes a estas mesmas dimensões. Encerra referindo que a comparação estabelecida tem como objetivo concluir que o desenvolvimento explícito de um modelo pedagógico de qualidade se coaduna e articula com o referencial legal português para a educação de infância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/17/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 15-20 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130749895442432 |