Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Formosinho, Júlia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Formosinho, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391
Resumo: A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico.
id INEP-1_a105c92ffb355e8e3e0c70252a78e89a
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3391
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidianodocumentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação.educação infantil; documentação pedagógica.A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisOliveira-Formosinho, JúliaFormosinho, João2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/339110.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
title Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
spellingShingle Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
Oliveira-Formosinho, Júlia
documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação.
educação infantil; documentação pedagógica.
title_short Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
title_full Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
title_fullStr Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
title_full_unstemmed Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
title_sort Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
author Oliveira-Formosinho, Júlia
author_facet Oliveira-Formosinho, Júlia
Formosinho, João
author_role author
author2 Formosinho, João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Formosinho, Júlia
Formosinho, João
dc.subject.por.fl_str_mv documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação.
educação infantil; documentação pedagógica.
topic documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação.
educação infantil; documentação pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico.
description A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643331141632