O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22658
Resumo: O computador tem sido, nos últimos anos, internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes contributos para concretizar as actuais orientações gerais do ensino da Matemática. No entanto, a sua utilização lectiva é bastante diminuta e quando acontece nem sempre explora completamente as potencialidades deste instrumento. A utilização do computador pode corresponder a realidades muito distintas, sendo naturalmente influenciada pelas concepções do professor em relação à Matemática, ao ensino desta disciplina, e ao papel que atribuem àquele instrumento. Simultaneamente, as experiências de utilização do computador em aulas de Matemática podem mostrar ao professor cenários inesperados, que ultrapassam ou contrariam as suas expectativas, que servem ou contrariam as suas preocupações. O computador é ele próprio um elemento de influência nas concepções e práticas dos professores, podendo abrir novas perspectivas sobre o ensino da Matemática, e incentivar um processo de desenvolvimento profissional, sobretudo quando a sua utilização é acompanhada de discussão e reflexão. Após uma abordagem teórica da relação entre as concepções e as práticas pedagógicas, este artigo apresenta a vivência de três professores relativamente à utilização do computador no ensino da Matemática, discutindo o papel deste instrumento enquanto influenciador das concepções e práticas dos professores.
id RCAP_2a5050acbfaa15ef80ea8496b9003f78
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O computador nas concepções e práticas de professores de MatemáticaO computador nas concepções e práticas de professores de MatemáticaArtigosO computador tem sido, nos últimos anos, internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes contributos para concretizar as actuais orientações gerais do ensino da Matemática. No entanto, a sua utilização lectiva é bastante diminuta e quando acontece nem sempre explora completamente as potencialidades deste instrumento. A utilização do computador pode corresponder a realidades muito distintas, sendo naturalmente influenciada pelas concepções do professor em relação à Matemática, ao ensino desta disciplina, e ao papel que atribuem àquele instrumento. Simultaneamente, as experiências de utilização do computador em aulas de Matemática podem mostrar ao professor cenários inesperados, que ultrapassam ou contrariam as suas expectativas, que servem ou contrariam as suas preocupações. O computador é ele próprio um elemento de influência nas concepções e práticas dos professores, podendo abrir novas perspectivas sobre o ensino da Matemática, e incentivar um processo de desenvolvimento profissional, sobretudo quando a sua utilização é acompanhada de discussão e reflexão. Após uma abordagem teórica da relação entre as concepções e as práticas pedagógicas, este artigo apresenta a vivência de três professores relativamente à utilização do computador no ensino da Matemática, discutindo o papel deste instrumento enquanto influenciador das concepções e práticas dos professores.APM - Associação de Professores de Matemática1994-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22658por2183-28380872-3915Canavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:08.049692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
title O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
spellingShingle O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
Canavarro, Ana Paula
Artigos
title_short O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
title_full O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
title_fullStr O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
title_full_unstemmed O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
title_sort O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O computador tem sido, nos últimos anos, internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes contributos para concretizar as actuais orientações gerais do ensino da Matemática. No entanto, a sua utilização lectiva é bastante diminuta e quando acontece nem sempre explora completamente as potencialidades deste instrumento. A utilização do computador pode corresponder a realidades muito distintas, sendo naturalmente influenciada pelas concepções do professor em relação à Matemática, ao ensino desta disciplina, e ao papel que atribuem àquele instrumento. Simultaneamente, as experiências de utilização do computador em aulas de Matemática podem mostrar ao professor cenários inesperados, que ultrapassam ou contrariam as suas expectativas, que servem ou contrariam as suas preocupações. O computador é ele próprio um elemento de influência nas concepções e práticas dos professores, podendo abrir novas perspectivas sobre o ensino da Matemática, e incentivar um processo de desenvolvimento profissional, sobretudo quando a sua utilização é acompanhada de discussão e reflexão. Após uma abordagem teórica da relação entre as concepções e as práticas pedagógicas, este artigo apresenta a vivência de três professores relativamente à utilização do computador no ensino da Matemática, discutindo o papel deste instrumento enquanto influenciador das concepções e práticas dos professores.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22658
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130476264292352