Proposta e discussão do modelo bLearning para a Universidade Pública de Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Astrigilda Pires Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1336
Resumo: A tónica deste trabalho de investigação centra-se no estudo da proposta da modalidade bLearning (Blended Learning) para o desenvolvimento da Educação a Distância na Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV), instituição que aposta na organização de um projecto-piloto que poderá vir a constituir-se no início deste tipo de actividades, conforme previsto no Artigo 10º -1 e 2 dos seus Estatutos. A proposta e discussão de um projecto-piloto de bLearning para a Uni-CV justifica-se enquanto uma das formas de operacionalizar o modelo em rede, num país insular, com escassos recursos, como é Cabo Verde, mas que tem a pretensão de beneficiar das inovações e dos avanços pedagógicos e tecnológicos, e, ao mesmo tempo, fomentar a reflexão, promover o conhecimento e contribuir para que a área da Educação a Distância se desenvolva de forma sustentada e em sintonia com as melhores metodologias, tecnologias e práticas a nível internacional. Esse estudo engloba tanto os aspectos conceptuais como a respectiva aplicação ao projecto-piloto que se pretende implementar na Uni-CV, e desenvolve-se com base na metodologia de estudo de caso exploratório e descritivo da aplicabilidade de modelos bLearning à realidade do Ensino Superior em Cabo Verde, propondo soluções que, de alguma forma, possam trazer contributos para a inovação no contexto institucional. ABSTRACT: This research work is focused on a proposal of bLearning modality (Blended Learning) for the development of Distance Education in the public university of Cape Verde, that aims to set up a pilot project that may become the beginning of distance learning, as foreseen in the Article 10th of its Law. The proposal and the discussion of a bLearning pilot project for the public university is justified while one of the ways to make the model operative on line, in an insular country with scarce resources, like Cape Verde, but with the pretension of taking advantages from pedagogic and technological innovations, and improvements, and, at the same time, to promote reflection and knowledge so that the area of Distance Education may grow in a sustained way in accordance with the best methodologies, technologies and practices at international level. This study includes as much conceptual features as the application itself to the pilot project that is supposed to be developed in the public university, through the methodology of an exploratory and descriptive case study of applicability of bLearning models to the reality of the higher education in Cape Verde, proposing solutions that, in some way, may bring innovations at institutional level.
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