(Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Mendonça dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1333
Resumo: A presente dissertação, resulta de uma preocupação que temos enquanto docente no Instituto Superior de Educação (ISE) em Cabo Verde, desde 2004 esperando vir a dar um contributo para a melhoria do ensino e da aprendizagem nessa instituição. A finalidade da presente investigação é, através do desenvolvimento de um estudo de caso, contribuir com conhecimento para um modelo de ensino à distância, baseado em modalidade bLearning, com o intuito de ajudar a (re)pensar a oferta de formação contínua da instituição. Os objectivos do estudo foram: i) promover a utilização de novas modalidades de ensino e de aprendizagem na formação inicial universitária em Cabo Verde, ii) Analisar o efeito do recurso ao bLearning no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes-participantes no que respeita ao grau de satisfação obtido e à aprendizagem ocorrida, iii) Propor, de uma forma sustentada e reflectida, estratégias de implementação de bLearning na formação dos estudantes do ISE. Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria do conhecimento concreto desta modalidade de trabalho no ISE. Com esta experiência visamos ainda tentar perceber se o ISE, enquanto unidade associada da Universidade Pública de Cabo Verde, poderá começar a fazer mais uso desta e de outras modalidades de ensino e de aprendizagem, como utilização intensiva de mediação tecnológica, em mais disciplinas e em mais licenciaturas. Nesta investigação procura-se, entre outros assuntos, reflectir sobre a formação de professores em Cabo Verde, conhecer as iniciativas de ensino à distância que têm sido feitas no país, ao longo dos anos, saber qual o papel da Sociedade de Informação na sociedade e também na educação. Por último, pretende-se propor um conjunto de medidas que coadjuvem no melhoramento da formação dos estudantes do ensino superior no ISE ou na Universidade Pública de Cabo Verde. Como metodologia de investigação recorremos à realização de um estudo de caso, implementando o módulo “Educação e Sociedade” da disciplina de Sociologia da Educação, através da modalidade bLearning com os estudantes do terceiro ano da licenciatura de Biologia – Ramo Ensino – do ISE, no ano lectivo 2006/2007. O estudo aportou indicações de que para a utilização do bLearning em mais licenciaturas no ISE, será necessário dotar a instituição de mais instalações físicas, recursos humanos, formação dos docentes e discentes e equipamentos informáticos. ABSTRACT: This masters dissertation, results of a concerns that we have as a education professionals I Institute of Upper Education (ISE) in Cape Verde, since 2004, hopping that we hope to give a contribution to the improvement of education and learning in the ISE. The main objective of this study is to, via a case study, contribute with knowledge/data for a model of distant education based on the bLearning mode with the purpose of helping to (re)think the offer of continuous formation of this institution. Furthermore, we also have as objectives: i) promote the utilization of new modalities of teaching and learning on the initial university formation in Cape Verde, ii) analyze the rank of satisfaction of the students and the advantages and disadvantages of using this mode of learning, iii) to propose, in a reflective way, strategies of implementation of bLearning on the formation of the ISE´s students. This will contribute to the improvement of the concrete knowledge of this mode of working in the ISE. With this experience we also aim to try to understand if the ISE, while being an associate unit of the Public University of Cape Verde, will be able to make more use of this and of other modes of education, as intensive use of technological mediation, in more disciplines and courses and in more undergraduate degrees. This study seeks to carry out a reflection about the formation of professors in Cape Verde, to know the initiatives of distant education that have been applied in this country throughout the years, and to know what is the role of the Society of Information in society and also in education. Finally, it intends to present an assembly of measures that support the improvement of the formation of higher education students of the ISE or in the Public University of Cape Verde. As a method of research we chose, as a case study, to implement the "Education and Society" module of the discipline of Sociology of the Education through the bLearning mode to the third year students of the undergraduate degree of Biology - Teaching Specialization- of the ISE, year 2006/2007. The results of this study indicates that the utilization of the bLearning mode in more courses on ISE, still needs more installations, human resources, student´s and teacher´s formation and technology equipment.
id RCAP_2ad725b39edcccab6ed0cb59244c1cd4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearningB-learningTecnologia da educaçãoEnsino à distânciaRecursos educativosEnsino superiorA presente dissertação, resulta de uma preocupação que temos enquanto docente no Instituto Superior de Educação (ISE) em Cabo Verde, desde 2004 esperando vir a dar um contributo para a melhoria do ensino e da aprendizagem nessa instituição. A finalidade da presente investigação é, através do desenvolvimento de um estudo de caso, contribuir com conhecimento para um modelo de ensino à distância, baseado em modalidade bLearning, com o intuito de ajudar a (re)pensar a oferta de formação contínua da instituição. Os objectivos do estudo foram: i) promover a utilização de novas modalidades de ensino e de aprendizagem na formação inicial universitária em Cabo Verde, ii) Analisar o efeito do recurso ao bLearning no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes-participantes no que respeita ao grau de satisfação obtido e à aprendizagem ocorrida, iii) Propor, de uma forma sustentada e reflectida, estratégias de implementação de bLearning na formação dos estudantes do ISE. Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria do conhecimento concreto desta modalidade de trabalho no ISE. Com esta experiência visamos ainda tentar perceber se o ISE, enquanto unidade associada da Universidade Pública de Cabo Verde, poderá começar a fazer mais uso desta e de outras modalidades de ensino e de aprendizagem, como utilização intensiva de mediação tecnológica, em mais disciplinas e em mais licenciaturas. Nesta investigação procura-se, entre outros assuntos, reflectir sobre a formação de professores em Cabo Verde, conhecer as iniciativas de ensino à distância que têm sido feitas no país, ao longo dos anos, saber qual o papel da Sociedade de Informação na sociedade e também na educação. Por último, pretende-se propor um conjunto de medidas que coadjuvem no melhoramento da formação dos estudantes do ensino superior no ISE ou na Universidade Pública de Cabo Verde. Como metodologia de investigação recorremos à realização de um estudo de caso, implementando o módulo “Educação e Sociedade” da disciplina de Sociologia da Educação, através da modalidade bLearning com os estudantes do terceiro ano da licenciatura de Biologia – Ramo Ensino – do ISE, no ano lectivo 2006/2007. O estudo aportou indicações de que para a utilização do bLearning em mais licenciaturas no ISE, será necessário dotar a instituição de mais instalações físicas, recursos humanos, formação dos docentes e discentes e equipamentos informáticos. ABSTRACT: This masters dissertation, results of a concerns that we have as a education professionals I Institute of Upper Education (ISE) in Cape Verde, since 2004, hopping that we hope to give a contribution to the improvement of education and learning in the ISE. The main objective of this study is to, via a case study, contribute with knowledge/data for a model of distant education based on the bLearning mode with the purpose of helping to (re)think the offer of continuous formation of this institution. Furthermore, we also have as objectives: i) promote the utilization of new modalities of teaching and learning on the initial university formation in Cape Verde, ii) analyze the rank of satisfaction of the students and the advantages and disadvantages of using this mode of learning, iii) to propose, in a reflective way, strategies of implementation of bLearning on the formation of the ISE´s students. This will contribute to the improvement of the concrete knowledge of this mode of working in the ISE. With this experience we also aim to try to understand if the ISE, while being an associate unit of the Public University of Cape Verde, will be able to make more use of this and of other modes of education, as intensive use of technological mediation, in more disciplines and courses and in more undergraduate degrees. This study seeks to carry out a reflection about the formation of professors in Cape Verde, to know the initiatives of distant education that have been applied in this country throughout the years, and to know what is the role of the Society of Information in society and also in education. Finally, it intends to present an assembly of measures that support the improvement of the formation of higher education students of the ISE or in the Public University of Cape Verde. As a method of research we chose, as a case study, to implement the "Education and Society" module of the discipline of Sociology of the Education through the bLearning mode to the third year students of the undergraduate degree of Biology - Teaching Specialization- of the ISE, year 2006/2007. The results of this study indicates that the utilization of the bLearning mode in more courses on ISE, still needs more installations, human resources, student´s and teacher´s formation and technology equipment.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:33Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1333porSantos, Adriana Mendonça dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:05Zoai:ria.ua.pt:10773/1333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.074446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
title (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
spellingShingle (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
Santos, Adriana Mendonça dos
B-learning
Tecnologia da educação
Ensino à distância
Recursos educativos
Ensino superior
title_short (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
title_full (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
title_fullStr (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
title_full_unstemmed (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
title_sort (Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning
author Santos, Adriana Mendonça dos
author_facet Santos, Adriana Mendonça dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Mendonça dos
dc.subject.por.fl_str_mv B-learning
Tecnologia da educação
Ensino à distância
Recursos educativos
Ensino superior
topic B-learning
Tecnologia da educação
Ensino à distância
Recursos educativos
Ensino superior
description A presente dissertação, resulta de uma preocupação que temos enquanto docente no Instituto Superior de Educação (ISE) em Cabo Verde, desde 2004 esperando vir a dar um contributo para a melhoria do ensino e da aprendizagem nessa instituição. A finalidade da presente investigação é, através do desenvolvimento de um estudo de caso, contribuir com conhecimento para um modelo de ensino à distância, baseado em modalidade bLearning, com o intuito de ajudar a (re)pensar a oferta de formação contínua da instituição. Os objectivos do estudo foram: i) promover a utilização de novas modalidades de ensino e de aprendizagem na formação inicial universitária em Cabo Verde, ii) Analisar o efeito do recurso ao bLearning no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes-participantes no que respeita ao grau de satisfação obtido e à aprendizagem ocorrida, iii) Propor, de uma forma sustentada e reflectida, estratégias de implementação de bLearning na formação dos estudantes do ISE. Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria do conhecimento concreto desta modalidade de trabalho no ISE. Com esta experiência visamos ainda tentar perceber se o ISE, enquanto unidade associada da Universidade Pública de Cabo Verde, poderá começar a fazer mais uso desta e de outras modalidades de ensino e de aprendizagem, como utilização intensiva de mediação tecnológica, em mais disciplinas e em mais licenciaturas. Nesta investigação procura-se, entre outros assuntos, reflectir sobre a formação de professores em Cabo Verde, conhecer as iniciativas de ensino à distância que têm sido feitas no país, ao longo dos anos, saber qual o papel da Sociedade de Informação na sociedade e também na educação. Por último, pretende-se propor um conjunto de medidas que coadjuvem no melhoramento da formação dos estudantes do ensino superior no ISE ou na Universidade Pública de Cabo Verde. Como metodologia de investigação recorremos à realização de um estudo de caso, implementando o módulo “Educação e Sociedade” da disciplina de Sociologia da Educação, através da modalidade bLearning com os estudantes do terceiro ano da licenciatura de Biologia – Ramo Ensino – do ISE, no ano lectivo 2006/2007. O estudo aportou indicações de que para a utilização do bLearning em mais licenciaturas no ISE, será necessário dotar a instituição de mais instalações físicas, recursos humanos, formação dos docentes e discentes e equipamentos informáticos. ABSTRACT: This masters dissertation, results of a concerns that we have as a education professionals I Institute of Upper Education (ISE) in Cape Verde, since 2004, hopping that we hope to give a contribution to the improvement of education and learning in the ISE. The main objective of this study is to, via a case study, contribute with knowledge/data for a model of distant education based on the bLearning mode with the purpose of helping to (re)think the offer of continuous formation of this institution. Furthermore, we also have as objectives: i) promote the utilization of new modalities of teaching and learning on the initial university formation in Cape Verde, ii) analyze the rank of satisfaction of the students and the advantages and disadvantages of using this mode of learning, iii) to propose, in a reflective way, strategies of implementation of bLearning on the formation of the ISE´s students. This will contribute to the improvement of the concrete knowledge of this mode of working in the ISE. With this experience we also aim to try to understand if the ISE, while being an associate unit of the Public University of Cape Verde, will be able to make more use of this and of other modes of education, as intensive use of technological mediation, in more disciplines and courses and in more undergraduate degrees. This study seeks to carry out a reflection about the formation of professors in Cape Verde, to know the initiatives of distant education that have been applied in this country throughout the years, and to know what is the role of the Society of Information in society and also in education. Finally, it intends to present an assembly of measures that support the improvement of the formation of higher education students of the ISE or in the Public University of Cape Verde. As a method of research we chose, as a case study, to implement the "Education and Society" module of the discipline of Sociology of the Education through the bLearning mode to the third year students of the undergraduate degree of Biology - Teaching Specialization- of the ISE, year 2006/2007. The results of this study indicates that the utilization of the bLearning mode in more courses on ISE, still needs more installations, human resources, student´s and teacher´s formation and technology equipment.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1333
url http://hdl.handle.net/10773/1333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449995141120