Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35433
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_2a5d582925d4f62caeed34612f8e3d52
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escolaRelação pais-filhosAdolescênciaComportamentos agressivosBullyingVinculaçãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente dissertação teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca da perceção que os adolescentes têm da qualidade da relação com os seus pais e o modo como se veem envolvidos na prática de comportamentos agressivos e de bullying. A amostra é constituída por 49 adolescentes de turmas de 7º e 8º ano, de uma Escola de Ensino Básico e Secundário, em Anadia. A revisão de literatura revelou o caráter de urgência no estudo dos comportamentos agressivos e da prática de bullying, devido ao agravamento e perpetuação deste tipo de condutas e ao aumento da frequência e da diversidade que estas práticas assumem em contexto escolar. Também a escassez de estudos acerca da relação pais-filhos e o modo como se possa refletir nos comportamentos agressivos e de bullying, motivou o desenvolvimento desta investigação, de intenção exploratória e design descritivo. Foram aplicados: um questionário sociodemográfico, o questionário EMBU-A (Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents, Gerlsma et al., 1991; versão portuguesa por Lacerda, 2005) e um conjunto de questões elaboradas a partir do IAVE – Inventário para Avaliação da Violência na Escola (Matos, Ralha- Simões & Jesus, 2012). Os resultados obtidos sugerem que quanto maior é o suporte emocional percecionado pelos adolescentes face ao pai e à mãe, menor é a prática de comportamentos agressivos e de bullying percebidos. Por outro lado, quanto maior a perceção de sobreproteção e de rejeição na relação com os pais, mais frequente é a prática percebida de comportamentos agressivos e de bullying.The present study aimed to increase knowledge about the perception that adolescents have the quality of the relationship with their parents and how this is reflected in the practice of aggressive behavior and bullying. The sample consists of 49 adolescents of some classes of 7th and 8th grades of basic and secondary school of Anadia. The literature review revealed the urgency in the study of aggressive behavior and bullying practice due to aggravation and perpetuation of this type of behavior and the increased frequency and diversity that these practices play in schools. Also the lack of studies on the relationship parent-child and how they can reflect on aggressive behavior and bullying, motivated the development of this research, exploratory and descriptive design intent. The instruments employed were the sociodemographic questionnaire, EMBU-A (Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents, Gerlsma et al., 1991; versão portuguesa por Lacerda, 2005) and a set of questions from the IAVE (Inventory for Assessment Violence in School, Matos, Ralha-Simões & Jesus, 2012). The results suggest that the greater the emotional support perceived by teenagers against the father and mother, the lower is the practice of aggressive behavior and observed bullying. On the other hand, the greater the perception of overprotection and rejection in the relationship with the parents, the greater is the practice of aggressive behavior and bullying checked.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35433http://hdl.handle.net/10316/35433porMartins, Marta de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:57.020525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
title Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
spellingShingle Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
Martins, Marta de Castro
Relação pais-filhos
Adolescência
Comportamentos agressivos
Bullying
Vinculação
title_short Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
title_full Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
title_fullStr Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
title_full_unstemmed Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
title_sort Perceção de adolescentes acerca da qualidade da relação com os pais e dos seus comportamentos de agressividade na escola
author Martins, Marta de Castro
author_facet Martins, Marta de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marta de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Relação pais-filhos
Adolescência
Comportamentos agressivos
Bullying
Vinculação
topic Relação pais-filhos
Adolescência
Comportamentos agressivos
Bullying
Vinculação
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35433
http://hdl.handle.net/10316/35433
url http://hdl.handle.net/10316/35433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769906520064