Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25839 |
Resumo: | Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições. |
id |
RCAP_2a5e334b3ff76e061736348ad0f53cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do AlgarveEstudo de marketingProfissionais da Informação e da DocumentaçãoBibliotecasArquivosCapital socialEsta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.CIDHEUS-UE/FCTBAD2019-09-18T10:48:23Z2019-09-182018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/25839http://hdl.handle.net/10174/25839porVargues, Maria Margarida; Matos, Gaspar; Salgado, Maria Armanda; Negrão, S. (2018). Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve. In 13o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa: BAD. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfhttps://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfnaonaonaomvargues@ualg.ptgaspar.matos@cm-oeiras.ptsalgadoarmanda@gmail.com720Vargues, Maria MargaridaMatos, GasparSalgado, Maria Armandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:01.333547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
spellingShingle |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve Vargues, Maria Margarida Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
title_short |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_full |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_fullStr |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_full_unstemmed |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_sort |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
author |
Vargues, Maria Margarida |
author_facet |
Vargues, Maria Margarida Matos, Gaspar Salgado, Maria Armanda |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Gaspar Salgado, Maria Armanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargues, Maria Margarida Matos, Gaspar Salgado, Maria Armanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
topic |
Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
description |
Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01T00:00:00Z 2019-09-18T10:48:23Z 2019-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25839 http://hdl.handle.net/10174/25839 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vargues, Maria Margarida; Matos, Gaspar; Salgado, Maria Armanda; Negrão, S. (2018). Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve. In 13o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa: BAD. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf nao nao nao mvargues@ualg.pt gaspar.matos@cm-oeiras.pt salgadoarmanda@gmail.com 720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136641835597824 |