Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargues, Maria Margarida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Matos, Gaspar, Salgado, Maria Armanda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25839
Resumo: Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.
id RCAP_2a5e334b3ff76e061736348ad0f53cea
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do AlgarveEstudo de marketingProfissionais da Informação e da DocumentaçãoBibliotecasArquivosCapital socialEsta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.CIDHEUS-UE/FCTBAD2019-09-18T10:48:23Z2019-09-182018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/25839http://hdl.handle.net/10174/25839porVargues, Maria Margarida; Matos, Gaspar; Salgado, Maria Armanda; Negrão, S. (2018). Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve. In 13o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa: BAD. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfhttps://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfnaonaonaomvargues@ualg.ptgaspar.matos@cm-oeiras.ptsalgadoarmanda@gmail.com720Vargues, Maria MargaridaMatos, GasparSalgado, Maria Armandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:01.333547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
spellingShingle Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
Vargues, Maria Margarida
Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
title_short Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_full Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_fullStr Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_full_unstemmed Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_sort Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
author Vargues, Maria Margarida
author_facet Vargues, Maria Margarida
Matos, Gaspar
Salgado, Maria Armanda
author_role author
author2 Matos, Gaspar
Salgado, Maria Armanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargues, Maria Margarida
Matos, Gaspar
Salgado, Maria Armanda
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
topic Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
description Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01T00:00:00Z
2019-09-18T10:48:23Z
2019-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25839
http://hdl.handle.net/10174/25839
url http://hdl.handle.net/10174/25839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vargues, Maria Margarida; Matos, Gaspar; Salgado, Maria Armanda; Negrão, S. (2018). Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve. In 13o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa: BAD. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf
https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf
nao
nao
nao
mvargues@ualg.pt
gaspar.matos@cm-oeiras.pt
salgadoarmanda@gmail.com
720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136641835597824