Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851 |
Resumo: | Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições. |
id |
RCAP_ff800a197418e2d9474cfa410e754460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do AlgarveEstudo de marketingProfissionais da Informação e da DocumentaçãoBibliotecasArquivosCapital socialEsta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Maria ArmandaVargues, Maria MargaridaNegrão, SóniaMatos, Gaspar2023-01-16T13:58:43Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:13.624004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
spellingShingle |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve Salgado, Maria Armanda Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
title_short |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_full |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_fullStr |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_full_unstemmed |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
title_sort |
Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve |
author |
Salgado, Maria Armanda |
author_facet |
Salgado, Maria Armanda Vargues, Maria Margarida Negrão, Sónia Matos, Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Vargues, Maria Margarida Negrão, Sónia Matos, Gaspar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Maria Armanda Vargues, Maria Margarida Negrão, Sónia Matos, Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
topic |
Estudo de marketing Profissionais da Informação e da Documentação Bibliotecas Arquivos Capital social |
description |
Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130856008187904 |