Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Maria Armanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vargues, Maria Margarida, Negrão, Sónia, Matos, Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851
Resumo: Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.
id RCAP_ff800a197418e2d9474cfa410e754460
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do AlgarveEstudo de marketingProfissionais da Informação e da DocumentaçãoBibliotecasArquivosCapital socialEsta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Maria ArmandaVargues, Maria MargaridaNegrão, SóniaMatos, Gaspar2023-01-16T13:58:43Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:13.624004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
spellingShingle Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
Salgado, Maria Armanda
Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
title_short Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_full Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_fullStr Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_full_unstemmed Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
title_sort Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
author Salgado, Maria Armanda
author_facet Salgado, Maria Armanda
Vargues, Maria Margarida
Negrão, Sónia
Matos, Gaspar
author_role author
author2 Vargues, Maria Margarida
Negrão, Sónia
Matos, Gaspar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Maria Armanda
Vargues, Maria Margarida
Negrão, Sónia
Matos, Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
topic Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
description Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130856008187904