Utilização do sistema PECS em crianças com multideficiência e problemas de cognição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Mariana Calheiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14518
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial - Ramo: Problemas de Cognição e Multideficiência
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spelling Utilização do sistema PECS em crianças com multideficiência e problemas de cogniçãoComunicação aumentativa e alternativaMultideficiênciaProblemas de cogniçãoPicture exchange communication systemCognitive problemsMultiple disabilitiesAlternative and augmentative communicationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial - Ramo: Problemas de Cognição e MultideficiênciaÉ sabido que a infância é um momento cercado de desbravamentos e desafios e que estas condições são vivenciadas de formas diferentes nas crianças com deficiência, afinal este é um período em que se exige maior atenção, cuidado e observação em seu quotidiano. Quanto mais limitante é a sua problemática, mais isolada e frustrada a criança pode sentir-se e a comunicação ajuda-a a ligar-se ao mundo, tornando-a capaz de interagir com outras pessoas. Crianças com dificuldades mais acentuadas no seu desenvolvimento cognitivo e linguístico necessitam de alternativas que as permitam participar em atividades com os seus pares, fazer amizades, e, no geral, ter voz no mundo em que vivem. Enquanto fonoaudióloga, inquietou-me o facto de existirem poucos estudos divulgados sobre o uso do Picture Exchange Communication System (PECS) em crianças com problemas de cognição ou multideficiência, o que me despertou a necessidade de procurar compreender como os terapeutas da fala e fonoaudiólogos utilizam o PECS. Considerando esta informação realizou-se um estudo qualitativo, o qual procura compreender com o detalhe e a profundidade possível a natureza dos fenómenos no seu contexto natural. O estudo teve como objetivos: (i) identificar o público-alvo da utilização do sistema PECS e averiguar se as crianças com problemas de cognição ou com multideficiência fazem parte desse público-alvo; (ii) compreender quais os objetivos com que o Sistema PECS é usado e de que modo é implementado; (iii) identificar as dificuldades sentidas pelas terapeutas da fala / fonoaudiólogas na implementação do sistema PECS com o público com quem trabalham; e (iv) perceber como reagem as crianças à utilização deste sistema de comunicação, na perspetiva das terapeutas da fala / fonoaudiólogas. O estudo inclui como participantes terapeutas da fala de Portugal e fonoaudiólogos do Brasil. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, em que foram combinadas perguntas fechadas e abertas, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas, recorrendo à análise de conteúdo, sendo esta, maioritariamente, de caracter indutivo. Os resultados do estudo revelam que o uso do PECS tem um público-alvo diverso, sendo contudo mais frequente a sua utilização em crianças com PEA e com dificuldades no processo comunicativo e ou linguístico. As crianças com multideficiência não parecem ser um destinatário comum, de acordo com os dados recolhidos. Os resultados evidenciam ainda que o tempo que as crianças levam a compreender o PECS é variável, sendo que a idade e as alterações comportamentais interferem no modo como o sistema PECS é compreendido pelas mesmas. Salienta-se que a maioria das crianças consegue perceber o processo de comunicação do PECS nas primeiras fases, mas o mesmo não acontece com as últimas fases, as quais parecem ser de maior exigência para muitas crianças. Os resultados destacam que os objetivos com que o PECS é utilizado são: ajudar a criança a comunicar desejos e necessidades básicas, ou seja permitir que esta seja capaz de comunicar com outras pessoas, bem como aumentar o vocabulário expressivo, melhorar a construção de frases, e aprimorar a articulação e a produção de algumas palavras. Aumentando as suas capacidades comunicativas também melhoram o seu bem-estar socioemocional e o seu comportamento. Assim, é reportado que o PECS tem um impacto positivo no desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças e nas suas relações sociais. Para tal, é necessário utilizar o PECS com as crianças nos seus diversos contextos de vida e não apenas nas sessões terapêuticas. Ou seja, importa envolver ativamente na sua utilização todas as pessoas que são relevantes para a vida da criança. A sensibilização das famílias e dos professionais de educação quanto ao uso do PECS é referido como sendo um fator essencial para poder aumentar a eficácia da utilização do sistema por parte das crianças. Por outro lado, motivar as famílias à utilização do sistema com os seus filhos é reportado como uma das maiores dificuldades vividas pelas profissionais que participaram no estudo. Do presente estudo resultam ainda algumas sugestões para o futuro, tais como promover a utilização do sistema em locais públicos, e recorrer a ferramentas digitais para uma maior divulgação do sistema PECS.ABSTRACT It is known that childhood is a time surrounded by explorations and challenges and that these conditions are experienced in different ways in children with disabilities, after all, this is a period in which greater attention, care and observation in their daily lives is required. The more limiting the problem, the more isolated and frustrated the child can feel and communication helps them to connect to the world, enabling them to interact with other people. Children with more accentuated difficulties in their cognitive and linguistic development need alternatives that allow them to participate in activities with their peers, make friends, and, in general, have a voice in the world in which they live. As a speech therapist, I was disturbed by the fact that there are few published studies on the use of the Picture Exchange Communication System (PECS) in children with cognitive problems or multiple disabilities, which awakened the need for me to try to understand how speech therapists and speech therapists use the PECS. Considering this information, we carried out a dissertation that is based on a qualitative methodology, which seeks to understand in detail and depth the nature of phenomena in their natural context. The study aimed to: (i) identify the target audience for using the PECS system and determine whether children with cognitive problems or with multiple disabilities are part of this target audience; (ii) understand the purposes for which the PECS System is used and how it is implemented; (iii) identify the difficulties experienced by speech therapists / speech therapists in implementing the PECS system with the public they work with; (iv) understand how children react to the use of this communication system, from the perspective of speech therapists from Brazil and Portugal. The center of the investigation process is the process carried out by speech therapists and speech therapists when inserting the PECS as a form of communication in the lives of children with cognitive problems and multiple disabilities. Thus, this study includes speech therapists and speech therapists from Portugal and Brazil, respectively, as participants. Data collection was carried out through semi-structured interviews, in which closed and open questions were combined, which were recorded and later transcribed and analyzed. The results of the study reveal that the use of PECS has a positive impact on the development of children's communication skills as well as on their social relationships. Our study allowed us to realize that the goals for which the system is used can always be achieved if the system is well applied and/or guided by those around the child who uses it.Nunes, ClarisseRCIPLFlores, Mariana Calheiros2022-03-24T14:11:07Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14518TID:202935787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.698368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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