A escala CAPINDEX : capacidades dinâmicas, tecnológicas e de marketing nas indústrias exportadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Patrícia Emanuel Malheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1833
Resumo: Objectivo: O nosso trabalho foca-se no desenvolvimento de uma nova escala de medida para aceder às capacidades dinâmicas, capacidades tecnológicas e capacidades de marketing nas indústrias exportadoras portuguesas (a escala CAPINDEX). Projecto/metodologia/abordagem: Esta escala é aplicada a uma amostra de cerca de 500 indústrias exportadoras Portuguesas. O estudo desenvolve uma nova escala, a escala CAPINDEX, que integra 20 itens agrupados em 6 dimensões/constructos: (a) capacidades dinâmicas, (b) capacidades tecnológicas, (c) capacidades de marketing - preço, (d) capacidades de marketing - desenvolvimento de novos produtos, (e) capacidades de marketing - comunicação, e (f) capacidades de marketing - distribuição. Resultados: Os resultados confirmam a presença dos três grandes grupos de capacidades: dinâmicas, tecnológicas e de marketing nas indústrias exportadoras Portuguesas de diferentes sectores de actividades. Limitações da pesquisa /implicações: O estudo também discute as implicações da escala CAPINDEX na teoria e aponta direcções para pesquisas futuras. Implicações para a gestão: Os resultados do estudo sublinham a importância da gestão priorizar a atenção e acção para as capacidades das empresas, bem como a necessidade de compreender o processo de adaptação da estrutura das empresas às condições ambientais. Originalidade/valor: Nenhum estudo publicado investigou a presença das capacidades dinâmicas, tecnológicos e de marketing nas indústrias exportadoras. Este é o primeiro estudo Português que oferece considerações empíricas sobre a presença desses diferentes drivers na actividade das empresas.
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