A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Isabel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1434
Resumo: Em contexto de mudanças rápidas e profundas, a vantagem competitiva assenta basicamente nos recursos e competências internos que permitem oferecer produtos específicos que distinguem cada organização das suas concorrentes. Nesta perspectiva, o conhecimento organizacional é um recurso estratégico porque está na base da construção dessas competências. Por esta razão, a sua gestão é importante e não pode estar desligada da estratégia organizacional. Este artigo procura fazer uma ligação entre o conhecimento e a estratégia.
id RCAP_2a99eac801e380befd02b8e0a35be21d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitivaConhecimentoGestão do conhecimentoEstratégiaCapacidades organizacionaisEm contexto de mudanças rápidas e profundas, a vantagem competitiva assenta basicamente nos recursos e competências internos que permitem oferecer produtos específicos que distinguem cada organização das suas concorrentes. Nesta perspectiva, o conhecimento organizacional é um recurso estratégico porque está na base da construção dessas competências. Por esta razão, a sua gestão é importante e não pode estar desligada da estratégia organizacional. Este artigo procura fazer uma ligação entre o conhecimento e a estratégia.INDEG/ISCTE2009-04-20T11:40:00Z2005-09-01T00:00:00Z2005-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1434por0873-7444Nicolau, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:13.399743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
title A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
spellingShingle A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
Nicolau, Isabel
Conhecimento
Gestão do conhecimento
Estratégia
Capacidades organizacionais
title_short A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
title_full A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
title_fullStr A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
title_sort A gestão do conhecimento como instrumento para a estratégia competitiva
author Nicolau, Isabel
author_facet Nicolau, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Gestão do conhecimento
Estratégia
Capacidades organizacionais
topic Conhecimento
Gestão do conhecimento
Estratégia
Capacidades organizacionais
description Em contexto de mudanças rápidas e profundas, a vantagem competitiva assenta basicamente nos recursos e competências internos que permitem oferecer produtos específicos que distinguem cada organização das suas concorrentes. Nesta perspectiva, o conhecimento organizacional é um recurso estratégico porque está na base da construção dessas competências. Por esta razão, a sua gestão é importante e não pode estar desligada da estratégia organizacional. Este artigo procura fazer uma ligação entre o conhecimento e a estratégia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01T00:00:00Z
2005-09
2009-04-20T11:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1434
url http://hdl.handle.net/10071/1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-7444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG/ISCTE
publisher.none.fl_str_mv INDEG/ISCTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134709826977792