As preferências dos clientes de instituições bancárias: uma aplicação do multidimensional scaling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominique-Ferreira, Sérgio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Branco, Francisco, Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1645
Resumo: Objetivos: O principal objetivo do presente trabalho é analisar a estrutura das preferências dos clientes de instituições bancárias. Metodologia: A recolha dos dados consistiu num enfoque quantitativo, baseado numa amostra de 209 indivíduos, cumprindo o critério de serem clientes de pelo menos uma instituição bancária. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica multivariada de Multidimensional Scaling. Resultados: Os resultados obtidos indicam a existência de 3 clusters. Concretamente, um cluster que atribui especial interesse ao preço/custo e ética das instituições bancárias; um segundo cluster que outorga maior importância à imagem e ambiente de uma instituição bancária; e, finalmente, um cluster que dá maior relevo à qualidade dos serviços prestados, competência dos funcionários e do atendimento. Implicações práticas: As entidades bancárias devem prestar especial atenção às suas políticas de responsabilidade social e corporativa, imagem de marca e qualidade dos serviços prestados de modo a aumentar conferir maior confiança nos seus produtos financeiros. Originalidade: Esta é a primeira vez que são analisados os atributos presentemente considerados no sector bancário português com Multidimensional Scaling. Palavras-chave: Marketing bancário, Preferências dos consumidores, Segmentação de mercado, Multidimensional Scaling, Análise Cluster.
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