Relatório de Estágio de Marlene Raquel Lopes Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marlene Raquel Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24528
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de alcançar o grau de Mestre, conforme Decreto-Lei n. º79/2014, de 14 de maio. Este documento espelha todo o percurso formativo, assente na mobilização de conhecimentos teóricos, legais e práticos que contribuíram para a formação da identidade profissional de um docente de perfil duplo. Ao longo de todo o documento é revelada a postura crítica e reflexiva da mestranda, em que foi fundamental a Metodologia de lnvestigação-Ação para guiar todo o processo de pesquisa, de observação, planificação, ação e reflexão. Ao longo da PES, procurou-se privilegiar práticas educativas de cariz sócio construtivista, com o intuito de construir um ambiente promotor de aprendizagens significativas. Destaca-se ainda, que todo este percurso, permitiu a construção da identidade profissional docente através da reflexão sobre, na e para a ação. Por último, destaca-se a importância do trabalho cooperativo e colaborativo entre a díade, as supervisoras e orientadoras institucionais, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famnias e sobretudo as crianças. Todo este trabalho contribui para que o percurso formativo ocorresse de forma mais enriquecedora. Neste sentido, e como espelhado ao longo de todo o documento, construíram-se práticas educativas contextualizadas e inovadoras, que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, garantindo assim, a continuidade educativa e a construção da identidade docente, através de um perfil duplo.
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