Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25498 |
Resumo: | Investigações recentes evidenciam a relevância do desenvolvimento de competências sociais das crianças, bem como, a necessidade de serem usados instrumentos válidos e fieis para avaliar as aptidões sociais em contextos da educação pré-escolar. O presente estudo tem como objetivo principal aferir a estrutura empírica do instrumento Escala Comportamental para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), que procura avaliar as aptidões sociais e problemas de comportamento na primeira infância. A amostra é constituída por 577 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar. Com a participação dos educadores aplicaram-se as subescalas Aptidões Sociais e Problemas de Comportamento, avaliadas através de escalas tipo likert de quatro pontos. Os resultados mostram que os modelos relativos às subescalas do PKBSpt apresentam um ajustamento pouco elevado, mas aceitável e índices de consistência interna adequados. Estes resultados são semelhantes e enquadram-se nos estudos desenvolvidos por outros autores com o mesmo instrumento. As implicações deste estudo apontam para a utilidade do PKBSpt no pré-escolar em Portugal e em países de Língua Portuguesa. É realçada a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre estudos confirmatórios com outra população e diferentes países. |
id |
RCAP_2ab5e4de0c75473699694c34fbfa7715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt)Aptidões sociaisEducação pré-escolarAnálise fatorial confirmatóriaEvitamento socialInvestigações recentes evidenciam a relevância do desenvolvimento de competências sociais das crianças, bem como, a necessidade de serem usados instrumentos válidos e fieis para avaliar as aptidões sociais em contextos da educação pré-escolar. O presente estudo tem como objetivo principal aferir a estrutura empírica do instrumento Escala Comportamental para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), que procura avaliar as aptidões sociais e problemas de comportamento na primeira infância. A amostra é constituída por 577 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar. Com a participação dos educadores aplicaram-se as subescalas Aptidões Sociais e Problemas de Comportamento, avaliadas através de escalas tipo likert de quatro pontos. Os resultados mostram que os modelos relativos às subescalas do PKBSpt apresentam um ajustamento pouco elevado, mas aceitável e índices de consistência interna adequados. Estes resultados são semelhantes e enquadram-se nos estudos desenvolvidos por outros autores com o mesmo instrumento. As implicações deste estudo apontam para a utilidade do PKBSpt no pré-escolar em Portugal e em países de Língua Portuguesa. É realçada a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre estudos confirmatórios com outra população e diferentes países.Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña2019-03-07T10:43:00Z2018-12-01T00:00:00Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25498por1138-166310.17979/reipe.2018.5.2.2914Gomes, Rosa MariaPereira, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:22Zoai:ria.ua.pt:10773/25498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:41.755967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
title |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
spellingShingle |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) Gomes, Rosa Maria Aptidões sociais Educação pré-escolar Análise fatorial confirmatória Evitamento social |
title_short |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
title_full |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
title_fullStr |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
title_full_unstemmed |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
title_sort |
Análise confirmatória da escala comportamental para crianças do Pré-Escolar (PKBSpt) |
author |
Gomes, Rosa Maria |
author_facet |
Gomes, Rosa Maria Pereira, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Anabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rosa Maria Pereira, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidões sociais Educação pré-escolar Análise fatorial confirmatória Evitamento social |
topic |
Aptidões sociais Educação pré-escolar Análise fatorial confirmatória Evitamento social |
description |
Investigações recentes evidenciam a relevância do desenvolvimento de competências sociais das crianças, bem como, a necessidade de serem usados instrumentos válidos e fieis para avaliar as aptidões sociais em contextos da educação pré-escolar. O presente estudo tem como objetivo principal aferir a estrutura empírica do instrumento Escala Comportamental para Crianças em Idade Pré-Escolar (PKBSpt), que procura avaliar as aptidões sociais e problemas de comportamento na primeira infância. A amostra é constituída por 577 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar. Com a participação dos educadores aplicaram-se as subescalas Aptidões Sociais e Problemas de Comportamento, avaliadas através de escalas tipo likert de quatro pontos. Os resultados mostram que os modelos relativos às subescalas do PKBSpt apresentam um ajustamento pouco elevado, mas aceitável e índices de consistência interna adequados. Estes resultados são semelhantes e enquadram-se nos estudos desenvolvidos por outros autores com o mesmo instrumento. As implicações deste estudo apontam para a utilidade do PKBSpt no pré-escolar em Portugal e em países de Língua Portuguesa. É realçada a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre estudos confirmatórios com outra população e diferentes países. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01T00:00:00Z 2018-12 2019-03-07T10:43:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25498 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-1663 10.17979/reipe.2018.5.2.2914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137640918810624 |