O Educador Social no século XXI: perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12196 |
Resumo: | Neste estudo, partimos da seguinte questão: qual a situação profissional e a intervenção socioeducativa dos diplomados em Educação Social, em 2017/18 e 2018/19, numa Instituição de Ensino Superior (IES) privada em Portugal. Elencámos como objetivos: caracterizar a situação profissional dos diplomados e analisar a sua intervenção socioeducativa, após a conclusão do curso. Foi construído, testado e aplicado um questionário, de questões abertas e fechadas. Procedeu-se ao tratamento da informação, mediante os descritores: (i) caraterização dos participantes; (ii) motivações e expetativas; (iii) nível de satisfação académica; (iv) oportunidades profissionais. Constatou-se a precaridade e baixos salários no que reporta à situação profissional dos diplomados; um elevado nível de satisfação em relação à formação e dificuldade em obter emprego na área da formação, por pouca oferta de emprego, devido ao desconhecimento da área e do seu potencial. Conclui-se sobre a importância da divulgação da formação de um perfil holístico do Educador Social (ES), sustentado por competências socioprofissionais e um saber pedagógico e social específico que se consolide como vetor de empregabilidade, em territórios e contextos diversificados, capazes de responder aos desafios da contemporaneidade. |
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O Educador Social no século XXI: perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em PortugalEDUCAÇÃOENSINO SUPERIOREMPREGABILIDADEEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEMPLOYABILITYNeste estudo, partimos da seguinte questão: qual a situação profissional e a intervenção socioeducativa dos diplomados em Educação Social, em 2017/18 e 2018/19, numa Instituição de Ensino Superior (IES) privada em Portugal. Elencámos como objetivos: caracterizar a situação profissional dos diplomados e analisar a sua intervenção socioeducativa, após a conclusão do curso. Foi construído, testado e aplicado um questionário, de questões abertas e fechadas. Procedeu-se ao tratamento da informação, mediante os descritores: (i) caraterização dos participantes; (ii) motivações e expetativas; (iii) nível de satisfação académica; (iv) oportunidades profissionais. Constatou-se a precaridade e baixos salários no que reporta à situação profissional dos diplomados; um elevado nível de satisfação em relação à formação e dificuldade em obter emprego na área da formação, por pouca oferta de emprego, devido ao desconhecimento da área e do seu potencial. Conclui-se sobre a importância da divulgação da formação de um perfil holístico do Educador Social (ES), sustentado por competências socioprofissionais e um saber pedagógico e social específico que se consolide como vetor de empregabilidade, em territórios e contextos diversificados, capazes de responder aos desafios da contemporaneidade.In this study, we start from the following question: what the professional situation and the socio-educational intervention of graduates in Social Education is, in 2017/18 and 2018/19, in a private Higher Education Institution (HEI) in Portugal. We listed as objectives: to characterize the professional situation of the graduates and to analyse their socio-educational intervention, after the conclusion of the course. An open and closed questionnaire was built, tested and applied. The information was processed using the descriptors: (i) characterization of the participants; (ii) motivations and expectations; (iii) level of academic satisfaction; (iv) professional opportunities. Precariousness and low wages were found in terms of the professional situation of graduates; high level of satisfaction in relation to training; difficulty in obtaining employment in training, due to little job offer, due to the lack of knowledge of the area and its potential. It concludes about the importance of disseminating the formation of a holistic profile of the Social Educator (SE), sustained by socio-professional competences and a specific pedagogical and social knowledge that consolidates itself as a vector of employability, in diverse territories and contexts, capable of responding to contemporary challenges.Dans cette étude, nous partons de la question suivante : quelle est la situation professionnelle et l’intervention socio-éducative des diplômés en éducation sociale, en 2017/18 et 2018/19, à un établissement d’enseignement supérieur privé au Portugal. ous avons énuméré comme objectifs : caractériser la situation professionnelle des diplômés et analyser leur intervention socio-éducative, après la fin du cours. Un questionnaire ouvert et fermé a été construit, testé et appliqué. Les informations ont été traitées à l’aide des descripteurs : (i) caractérisation des participants ; (ii) les motivations et les attentes ; (iii) niveau de satisfaction académique ; (iv) opportunités professionnelles. La précarité et les bas salaires ont été constatés en termes de situation professionnelle des diplômés ; niveau de satisfaction élevé par rapport à la formation et difficulté à trouver un emploi dans le domaine de la formation, en raison de l’offre d’emploi limitée, en raison de la méconnaissance du domaine et de son potentiel. Nous concluons sur l’importance de diffuser la formation d’un profil holistique de l’Educateur Social (ES), soutenu par des compétences socioprofessionnelles et une connaissance pédagogique et sociale spécifique qui se consolide comme vecteur d’employabilité, dans des territoires et contextes divers, capable de répondre aux défis contemporains.En este estudio partimos de la siguiente pregunta: cuál es la situación profesional y la intervención socioeducativa de los graduados en Educación Social, en 2017/18 y 2018/19, en una Institución de Educación Superior (IES) privada de Portugal. Enumeramos como objetivos: caracterizar la situación profesional de los egresados y analizar su intervención socioeducativa, tras la finalización del curso. Se elaboró, probó y aplicó un cuestionario abierto y cerrado. La información se procesó utilizando los descriptores: (i) caracterización de los participantes; (ii) motivaciones y expectativas; (iii) nivel de satisfacción académica; (iv) oportunidades profesionales. Se encontró precariedad y bajos salarios en cuanto a la situación profesional de los egresados; alto nivel de satisfacción en relación con la formación; dificultad para conseguir empleo en el área de formación, debido a la escasa oferta laboral, debido al desconocimiento del área y su potencial. Concluimos sobre la importancia de difundir la formación de un perfil holístico del Educador Social (ES), sustentado en competencias socioprofesionales y un conocimiento pedagógico y social específico que se consolide como vector de empleabilidad, en diversos territorios y contextos, capaz de dar respuesta a desafíos contemporáneos.Edições Universitárias Lusófonas2021-10-14T16:08:00Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12196por1645-7250Sanches, IsabelFranco, DulceJacinto, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:31.363909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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