Repensar a missão do ensino superior através da educação holística: a perceção do empregador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Alexandra Pedro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20963
Resumo: No contexto de uma sociedade e de uma economia baseadas no conhecimento, as Instituições do Ensino Superior (IES) têm assumido um papel instrumental de preparar os jovens para o emprego. Pretende-se, com este trabalho, explorar uma missão alternativa das IES, centrada na educação holística, e perceber que atributos os empregadores mais procuram nos jovens graduados. Para esse efeito, procurámos distinguir os atributos ligados à missão empregabilidade dos atributos ligados à educação holística, tentando perceber quais são os mais valorizados. É um estudo qualitativo e exploratório, com base em entrevistas realizadas a representantes do departamento de Recursos Humanos, de organizações que operam em Portugal e que têm ligação às universidades. Os principais resultados mostram uma tendência para a procura do perfil de competências ligado à empregabilidade, apesar de haver uma valorização crescente dada a alguns atributos ligados à educação holística. Este estudo vem preencher uma lacuna relativamente à literatura sobre a perceção do empregador, pois é mais abrangente que o debate das competências. Para além disso, a educação holística é um tema pouco explorado em Portugal, sobretudo no âmbito do ensino superior.
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