Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8349 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_2ab87a80b340768c69de9a5c10afd10a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupoSilêncioEscutaGrande grupoCriançaInvestigação-açãoSilenceListeningBig groupChildrenInvestigation-actionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio reflete a intervenção pedagógica e investigação realizada em contexto pré-escolar, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ou seja procura registar e refletir, de forma sistemática e fundamentada as motivações, as intenções e os processos vividos na prática profissional supervisionada em jardim-de-infância (JI) (Módulo II) com as crianças e os adultos. A Prática Profissional Supervisionada em jardim de infância foi desenvolvida junto de um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos de idade. A temática da investigação e na qual se entreviu foi: “Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêncio!” (JL, 5 anos) - promoção da escuta nos momentos de grande grupo. A metodologia adotada na realização desta investigação incorporou os pressupostos da modalidade de Investigação-Ação, através da qual se analisou a problemática e se elaborou o plano de intervenção. A investigação teve como objetivos diminuir a agitação que as crianças manifestam nos momentos de reunião de grande grupo; aumentar a sua concentração no que se faz nesses momentos; e desenvolver o sentido de escuta e respeito pelos outros. Atendendo às necessidades e individualidades de cada criança, pretendi criar oportunidades para que o grupo de crianças conseguisse estar mais calmo quando se encontrava reunido em grupo dentro da sala de atividades. A hipótese de intervenção confirmou-se como positiva e adequada a ser implementada face à problemática identificada. Ao longo do presente relatório, é possível conhecer o contexto de intervenção, o trabalho desenvolvido durante a prática e conferir toda a investigação realizada.ABSTRACT The present internship report reflects the pedagogical intervention and investigation made at preschool, in the context of the Masters in Preschool Education, which means its purpose is to note and reflect in a systematic and reasoned way, the motivations, intentions and processes lived during the supervised professional practice at the kindergarten (Module II) with the children and the adults. The Supervised Professional Practice at the kindergarten was developed in a group of children between the four and five years old. The theme of the investigation and intervention was: “I would like you to help the children to make silence! (JL, 5 years) – promoting listening during big group moments. The methodology adopted on this investigation incorporated the suppositions of the Investigation-Action type, under which the problem was analyzed and a plan of intervention was elaborated. The investigation had as objectives to diminish the agitation children manifest during moments of big group reunion; to increase their concentration on those moments; to develop their ability of listening and respecting others. Paying attention to the needs and individualities of each child, I intended to create opportunities for the group of children to remain calmer while reunited in group at the room of activities. The hypothesis of the intervention was confirmed as positive and adequate to be implemented as a solution of the problem identified. Throughout the present report, it is possible to get to know the context of the intervention and work developed during the practice, as well as to get access to all the investigation made.Nunes, ClarisseRCIPLMello, Maria Inês Antunes Mourão de Sampaio e2018-04-05T11:15:17Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8349TID:201827921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:07.694384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
title |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
spellingShingle |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo Mello, Maria Inês Antunes Mourão de Sampaio e Silêncio Escuta Grande grupo Criança Investigação-ação Silence Listening Big group Children Investigation-action |
title_short |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
title_full |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
title_fullStr |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
title_full_unstemmed |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
title_sort |
Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêcio (JL, 5 anos): Promoção da escuta nos momentos de grande grupo |
author |
Mello, Maria Inês Antunes Mourão de Sampaio e |
author_facet |
Mello, Maria Inês Antunes Mourão de Sampaio e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Clarisse RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Maria Inês Antunes Mourão de Sampaio e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silêncio Escuta Grande grupo Criança Investigação-ação Silence Listening Big group Children Investigation-action |
topic |
Silêncio Escuta Grande grupo Criança Investigação-ação Silence Listening Big group Children Investigation-action |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-07 2017-04-07T00:00:00Z 2018-04-05T11:15:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8349 TID:201827921 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8349 |
identifier_str_mv |
TID:201827921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133432510414848 |