Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olivia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre, Gregório, Ana, Paulo, Estrela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3878
Resumo: A família constitui um importante agente educativo, o primeiro educador da criança, pois é no seio da família que se realizam as primeiras aprendizagens. Em Portugal, o DL nº 54/2018 alterado pela Lei nº116/2019 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades, potencialidades e expectativas de todos e de cada um dos alunos, promovendo a participação e o sentido de pertença em reais condições de equidade. O trabalho pretendeu conhecer a importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no E@D, resultante do encerramento das escolas em março de 2020 como medida de contenção da pandemia COVID19
id RCAP_2ac412956336d2c59e1a49ddc6aaa6c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distânciafamiliaeducaçãoensino a distânciafamilycollaborationdistance learningA família constitui um importante agente educativo, o primeiro educador da criança, pois é no seio da família que se realizam as primeiras aprendizagens. Em Portugal, o DL nº 54/2018 alterado pela Lei nº116/2019 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades, potencialidades e expectativas de todos e de cada um dos alunos, promovendo a participação e o sentido de pertença em reais condições de equidade. O trabalho pretendeu conhecer a importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no E@D, resultante do encerramento das escolas em março de 2020 como medida de contenção da pandemia COVID19The family is an important educational agent, the child's first educator, as it is within the family that the first learnings take place. In Portugal, DL nº 54/2018, amended by Law nº 116/2016, establishes the principles and rules that guarantee inclusion, as a process to respond to the diversity of needs, potentialities and expectations of each and every student, promoting participation and the sense of belonging in real conditions of equity. The work aimed to understand the importance of family collaboration for the inclusion of their students in E@D, resulting from the closure of schools in march 2020 as a measure to contain the COVID-19. The questionnaires prepared on Google Forms were sent online, to Teachers of Basic and / or Secondary Education and to Parents, with children attending Basic and / or Secondary Education. The collection of information was based on the survey technique, through the application of questionnaires and involved two samples: 55 Teachers of Basic and / or Secondary Education and 58 Caregivers with children attending Basic and / or Secondary Education, guaranteeing confidentiality and anonymity. The results pointed to a favorable perception by the respondents about the importance of the families' collaboration for the educational success of their students, at E@D, especially when it comes to younger students or those in need of special measures. In situations where families are not available to be involved in the teaching-learning process of their students, learning is compromised, making the family's collaboration an accelerating element of social inequalities.UAlgRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarvalho, OliviaGalinha, Sónia Maria Gomes AlexandreGregório, AnaPaulo, Estrela2022-02-02T19:31:18Z2021-04-162021-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3878porCarvalho, O., Galinha, S.A., Gregório, A. & Paulo, E. (2021, abril 16-17). Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância. In A. Guerreiro, C. Luisa, M. Martins & M. L. Borges (Eds.). Atas do III congresso internacional direitos humanos e escola inclusiva – construir a equidade em tempos de mudança. Escola Superior de Educação e de Comunicação da Universidade do Algarve. Faro, Portugal. (pp 581-606). ISBN: 978-989-9023-78-9.978-989-9023-78-9https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:13Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:34.496029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
title Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
spellingShingle Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
Carvalho, Olivia
familia
educação
ensino a distância
family
collaboration
distance learning
title_short Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
title_full Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
title_fullStr Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
title_full_unstemmed Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
title_sort Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância
author Carvalho, Olivia
author_facet Carvalho, Olivia
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gregório, Ana
Paulo, Estrela
author_role author
author2 Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gregório, Ana
Paulo, Estrela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Olivia
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gregório, Ana
Paulo, Estrela
dc.subject.por.fl_str_mv familia
educação
ensino a distância
family
collaboration
distance learning
topic familia
educação
ensino a distância
family
collaboration
distance learning
description A família constitui um importante agente educativo, o primeiro educador da criança, pois é no seio da família que se realizam as primeiras aprendizagens. Em Portugal, o DL nº 54/2018 alterado pela Lei nº116/2019 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades, potencialidades e expectativas de todos e de cada um dos alunos, promovendo a participação e o sentido de pertença em reais condições de equidade. O trabalho pretendeu conhecer a importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no E@D, resultante do encerramento das escolas em março de 2020 como medida de contenção da pandemia COVID19
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
2021-04-16T00:00:00Z
2022-02-02T19:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3878
url http://hdl.handle.net/10400.15/3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, O., Galinha, S.A., Gregório, A. & Paulo, E. (2021, abril 16-17). Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distância. In A. Guerreiro, C. Luisa, M. Martins & M. L. Borges (Eds.). Atas do III congresso internacional direitos humanos e escola inclusiva – construir a equidade em tempos de mudança. Escola Superior de Educação e de Comunicação da Universidade do Algarve. Faro, Portugal. (pp 581-606). ISBN: 978-989-9023-78-9.
978-989-9023-78-9
https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UAlg
publisher.none.fl_str_mv UAlg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044895629312