O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschini, Franciele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189610
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas de colaboração apoiaram as aprendizagens das alunas-professoras do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS). O referencial teórico está fundamentado na perspectiva piagetiana do fazer e compreender, sendo organizado em três eixos: formação de professores no contexto da EAD; construção do conhecimento; e ferramentas tecnológicas de colaboração. De forma articulada com a metodologia do PEAD, ofertamos às alunas-professoras um curso de extensão intitulado “Oficina Tecnológica”, com o objetivo de promover experiências por meio de ferramentas tecnológicas de colaboração para apoio às atividades de ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de métodos ativos, como o do trabalho em grupo. A partir dos espaços virtuais utilizados durante o curso de extensão (Google Classroom, GDocs, GFormulários, Cmaps, Hangouts, Grupos do Facebook e PbWorks), foi possível organizar a produção dos dados e definir duas categorias de análise (i) apropriação tecnológica e (ii) compreensões pedagógicas do uso de ferramentas tecnológicas de colaboração, sendo ambas classificadas em níveis de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mediante a apropriação tecnológica, as alunas-professoras despertaram para novas compreensões pedagógicas do uso das ferramentas tecnológicas, refletindo nos processos de aprendizagem. Ferramentas como Google Docs e Google Apresentações facilitaram a organização de atividades de grupo e contribuíram para trocas mais colaborativas. Ainda que algumas atividades tenham sido executadas de forma individual, elas trouxeram reflexões acerca de como tais ferramentas podem ser aplicadas para promover novas aprendizagens, revelando interesse em práticas futuras.
id URGS_6ea3620c6435fc554bcf25687c2c7a95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189610
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Franceschini, FrancieleAragón, Rosane2019-03-27T04:07:39Z2019http://hdl.handle.net/10183/189610001090083Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas de colaboração apoiaram as aprendizagens das alunas-professoras do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS). O referencial teórico está fundamentado na perspectiva piagetiana do fazer e compreender, sendo organizado em três eixos: formação de professores no contexto da EAD; construção do conhecimento; e ferramentas tecnológicas de colaboração. De forma articulada com a metodologia do PEAD, ofertamos às alunas-professoras um curso de extensão intitulado “Oficina Tecnológica”, com o objetivo de promover experiências por meio de ferramentas tecnológicas de colaboração para apoio às atividades de ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de métodos ativos, como o do trabalho em grupo. A partir dos espaços virtuais utilizados durante o curso de extensão (Google Classroom, GDocs, GFormulários, Cmaps, Hangouts, Grupos do Facebook e PbWorks), foi possível organizar a produção dos dados e definir duas categorias de análise (i) apropriação tecnológica e (ii) compreensões pedagógicas do uso de ferramentas tecnológicas de colaboração, sendo ambas classificadas em níveis de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mediante a apropriação tecnológica, as alunas-professoras despertaram para novas compreensões pedagógicas do uso das ferramentas tecnológicas, refletindo nos processos de aprendizagem. Ferramentas como Google Docs e Google Apresentações facilitaram a organização de atividades de grupo e contribuíram para trocas mais colaborativas. Ainda que algumas atividades tenham sido executadas de forma individual, elas trouxeram reflexões acerca de como tais ferramentas podem ser aplicadas para promover novas aprendizagens, revelando interesse em práticas futuras.This research’s main goal is to analyze how the technological tools of collaboration supported the students of the Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/ UFRGS) to learn. The theoretical reference is grounded in the Piaget perspective of "learning by doing" and "learning by comprehension", being presented in tree axis: Formation of teachers under the distance learning context; construction of knowledge; and technological tools of collaboration. Aligned with the PEAD methodology, it was offered an extension course called "Oficina Tecnológica" to the students with the objective of promoting experiences through technological tools of collaboration to support activities of teaching-learning, providing the development of active methods such as workgroups. Starting from the virtual spaces used during the course (Google Classroom, GDocs, GForms, Cmaps, Hangouts, Facebook groups and PbWorks), it was possible to organize a data producing and define two analysis categories (i) technological appropriation and (ii) pedagogical comprehension of the technological tool use, both classified in development levels. The result of this research points that the students have awaken to new pedagogical comprehension of the collaboration tools use trough technological appropriation, reflecting in the learning processes. Tools such as Google Docs and Google Slides improve the organization of group activities and the collaboration exchange. Although some activities have been executed individually, they still reflect how such tools could be applied to promote new learnings, showing interest in future works.application/pdfporTecnologia digitalFormação de professoresEnsino a distânciaDigital Collaboration TechnologiesDistance EducationTeacher trainingO uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090083.pdf.txt001090083.pdf.txtExtracted Texttext/plain248278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189610/2/001090083.pdf.txt4514b76f6d62a980b2a82a013d2111a8MD52ORIGINAL001090083.pdfTexto completoapplication/pdf2274846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189610/1/001090083.pdf8ff43c01494d73eb596d7784dced7ec4MD5110183/1896102021-12-06 05:42:41.624729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:42:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
title O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
spellingShingle O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
Franceschini, Franciele
Tecnologia digital
Formação de professores
Ensino a distância
Digital Collaboration Technologies
Distance Education
Teacher training
title_short O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
title_full O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
title_fullStr O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
title_full_unstemmed O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
title_sort O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
author Franceschini, Franciele
author_facet Franceschini, Franciele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschini, Franciele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Formação de professores
Ensino a distância
topic Tecnologia digital
Formação de professores
Ensino a distância
Digital Collaboration Technologies
Distance Education
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Collaboration Technologies
Distance Education
Teacher training
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas de colaboração apoiaram as aprendizagens das alunas-professoras do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS). O referencial teórico está fundamentado na perspectiva piagetiana do fazer e compreender, sendo organizado em três eixos: formação de professores no contexto da EAD; construção do conhecimento; e ferramentas tecnológicas de colaboração. De forma articulada com a metodologia do PEAD, ofertamos às alunas-professoras um curso de extensão intitulado “Oficina Tecnológica”, com o objetivo de promover experiências por meio de ferramentas tecnológicas de colaboração para apoio às atividades de ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de métodos ativos, como o do trabalho em grupo. A partir dos espaços virtuais utilizados durante o curso de extensão (Google Classroom, GDocs, GFormulários, Cmaps, Hangouts, Grupos do Facebook e PbWorks), foi possível organizar a produção dos dados e definir duas categorias de análise (i) apropriação tecnológica e (ii) compreensões pedagógicas do uso de ferramentas tecnológicas de colaboração, sendo ambas classificadas em níveis de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mediante a apropriação tecnológica, as alunas-professoras despertaram para novas compreensões pedagógicas do uso das ferramentas tecnológicas, refletindo nos processos de aprendizagem. Ferramentas como Google Docs e Google Apresentações facilitaram a organização de atividades de grupo e contribuíram para trocas mais colaborativas. Ainda que algumas atividades tenham sido executadas de forma individual, elas trouxeram reflexões acerca de como tais ferramentas podem ser aplicadas para promover novas aprendizagens, revelando interesse em práticas futuras.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T04:07:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090083
url http://hdl.handle.net/10183/189610
identifier_str_mv 001090083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189610/2/001090083.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189610/1/001090083.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4514b76f6d62a980b2a82a013d2111a8
8ff43c01494d73eb596d7784dced7ec4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085471246614528